Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Curiosidades Bacanas

Quando vi a nova proposta da Etienne, do blog
para a BC dessa semana,
me lembrei desse post que eu tinha nos meus rascunhos.
Algumas curiosidades sobre frases que a gente diz,
e nem imagina a origem.
Então confira abaixo e fique sabendo sobre os significados!!!


CHEGAR DE MÃOS ABANANDO: Não levar nada, chegar de mãos vazias.
Lenda: Antigamente, aqui no Brasil, os imigrantes que chegassem para trabalhar nas terras dos senhores feudais, deviam trazer suas ferramentas. Quando não traziam eram vistos como indispostos ao trabalho. E aí o capataz dizia: “Este não quer nada com o ofício, veio de mãos abanando”.



BOTAR A BOCA NO TROMBONE: Contar tudo o que sabe obre o certo assunto, fazer um escândalo. 
Lenda: Na verdade a expressão surgiu antes da invenção do trombone. Originalmente se dizia “pôr a boca no trambolho”. Depois sofreu alterações pelo barulho que o trombone faz. Trambolho significa “obstáculo, embaraço”. Portanto, inicialmente, pôr a boca no trambolho era uma tentativa vencer os obstáculos. Chico Buarque, em seu livro. O Estorvo, faz comentários sobre isto.


COMPRAR GATO POR LEBRE: Ser enganado.
Lenda: Este fato aconteceu na época em que os mascates eram os maiores vendedores ambulantes, principalmente, em cidades do interior. Eles costumavam passar pelas casas, mostravam suas mercadorias e as pessoas encomendavam o que queriam, para na próxima vinda, trazer a mercadoria. Existia um mascate que ficou conhecido na região pela sua esperteza de mostrar uma mercadoria e trazer outra, de qualidade inferior. Foram muitas as pessoas enganadas por ele. Daí, quando ele surgia, todos diziam: Lá vem o mascate que quer nos vender “Gato por lebre” e, assim perdeu a freguesia, pois ninguém acreditava mais nele.

CAMA-DE-GATO: Emaranhado.
Lenda: Cama-de-gato é um divertimento infantil, com um cordão com as duas extremidades atadas, entrelaçadas nos dedos das mãos formados uma rede, para que outra pessoa se apodere da brincadeira, transformando-a em outra mais difícil. Quando alguém fica em uma situação difícil, costuma-se dizer que “caiu na cama-de-gato”.


CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO: Arrepender-se tardiamente.
Lenda: Segundo a mitologia grega, quando Hera amamentava seu filho Hércules, seu leite era tanto que derramava, espalhando-se pelo chão. Hera, sendo uma mulher bondosa, chorava pelo leite derramado, pensando em outras crianças que não tinham tão precioso alimento. A sua escrava dizia: ‘Ora, Sinhá, não adianta “chorar sobre o leito derramado”. 

CUSPIDO E ESCARRADO: Uma pessoa é muito parecida com outra.
Lenda: A origem do ditado vem da expressão “ esculpido em carrara”. A frase é uma alusão à perfeição das esculturas de Michelangelo, pois carrara é um mármore da Itália e foi bastante usado por ele. Algum tempo atrás era comum fazer bustos de pessoas famosas em carrara, o mais chique dos mármores, ou seja, fazia uma cópia perfeita da fisionomia da pessoa. O povo, não entendendo o significado, passou a dizer a frase:. “Cuspido e escarrado”.

CONVERSA MOLE PARA BOI DORMIR: história enrolada
Lenda: Esta frase nasceu quando o boi era tão importante que dele só não se aproveitava o berro. Tratado quase como pessoa, com ele os pecuaristas conversavam, não, porém, para fazê-lo dormir. Nas touradas, quando o boi ainda é touro, até sua fúria compõe o espetáculo. Na copa de 1950, o Brasil venceu Espanha por 6 a 1 e quase 200 mil pessoas cantaram touradas em Madri, de Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha, que termina com este verso: “ Queria que eu tocasse castanholas e pagasse um touro à unha/ caramba, caracoles/ não me amoles/ pro Brasil eu vou fugir/ isso é “conversa mole/ para boi dormir.”.

CHÁ DE SUMIÇO: Pessoa que desaparece por algum tempo.
Lenda: Segundo Sebastião Lucrecio, da Universidade de Buenos Aires, era normal, na época da ditadura argentina, os militares darem um certo chá para os terroristas. Depois do primeiro gole morriam asfixiados. E sumiam. Tomavam, literalmente “chá de sumiço”.



CHUTAR O PAU DA BARRACA: Criar confusão.
Lenda: Quem inventou está história de “chutar o pau da barraca” foi o Conde D”Eu, genro de Dom Pedro II, quando assumiu sair em busca de Solano Lopez, depois de já terminada a guerra do Paraguai. O conde gostava de acordar cedo para suas investidas, e quando fazia a caminhada e ainda havia soldados dormindo, ele saía “chutando os pneus das barracas”, derrubando todas, para acordá-los.

BELEZA NÃO PÕE MESA: Aparência não é tudo
Lenda: Contam que num desses concursos de beleza, a premiada com o primeiro lugar era semi-analfabeta e por onde passava, soltava uma asneira atrás da outra. A coisa foi tão séria que em um jantar de comemoração, deu vexames na mesa. E aí, os comentários nos bastidores das TVs e rádios, rolavam às soltas, dizendo: “Coitada, tão bela e tão ignorante, nem sentar-se à mesma, sabe.” Daí, o ditado: “Beleza não põe na mesa”


AS APARÊNCIAS ENGANAM: Parece, mas não é
Lenda: Dizem que esse dito popular surgiu quando os parques de diversões colocavam espelhos que deformavam a imagem de quem por ali passava. Em alguns espelhos se ficava fino, em outro gordinho, em outro alto. Quando uma pessoa se via naquelas várias formas dizia: É, realmente, “as aparências enganam”.


ARREGAÇAR AS MANGAS: Iniciar algo de imediato
Lenda: Esta expressão tem origem espanhola – “Te arremenga e vem”. É pronunciado como provocação quando alguém hesita entrar numa briga ou cumprir alguma tarefa. O verbo arregaçar em espanhol é “Arremengar”. É uma expressão ainda muito usada, nos dias de hoje, por um indivíduo que está disposto a iniciar uma tarefa muito importante.


A VOZ DO POVO, A VOZ DE DEUS : Ouvir a verdade
Lenda: Este ditado tem origem na Europa. As pessoas consultavam o deus Hermes, na cidade grega de Acaia, sempre que tinham uma dúvida. Faziam uma pergunta ao ouvido do deus e saiam à rua com a cabeça coberta com um manto. As primeiras palavras que ouvissem eram a resposta à sua dúvida. Assim surgiu a expressão a “Voz do povo, a voz de Deus”.



ARROZ DE FESTA: Pessoa que não perde festa, mesmo que não seja convidada.
Lenda: Contam que nas festas portuguesas nunca faltava uma sobremesa feita com arroz, o chamado (arroz doce). E assim, sempre que se encontra uma pessoa em todas as festas, diz-se: “Aquela é como arroz doce”, está em todas.


ABRAÇO DO TAMANDUÁ: Deslealdade, traição.
Lenda: O tamanduá é um animal mamífero, pertencente à classe dos desdentados e se alimenta de formigas. Aqui no Brasil existem várias espécies e de tamanhos variados. O tamanduá quando quer agarrar a sua presa se deita de barriga para cima e abraça seu inimigo, o qual é esmagado pela sua força. E assim acontece muito no mundo dos homens – tem sempre aquele que quer lhe dar “Um abraço de Tamanduá”. Fuja dele…

20 comentários:

sonia disse...

Adorei, uma vez eu tive um livreto que continha estas imagens e significados. Muito bom lembrar.
Abraço!
Sonia

JAN disse...

Oi Silvana!
NOTA DEZ!
AMEI!
;-)

Abração
Jan

Cristi@ne disse...

Boa tarde amiga :D
Nossa, adorei este post, bem relembrar dessas anedotas...rsrs eu já tinha lido alguma coisa uma vez, mas não sei onde... bem legal... rsrs
Bjinhos

Regiane / Monica disse...

Oi Flor Querida... amei essas curiosidades... aprendi muito. Já já apareço... agora que já passou o casamento da minha prima/irmã, já posso respirar aliviada. Beijokas da fanzoca Rê.

Raquel Ramos disse...

Esta aí uma verdadeira postagem de curiosidades. Muito legal.

Etienne disse...

Hey, Silvana! (Demorei, mas aqui cheguei! ) Muitas curiosidades... Reconheço estas frases! E o interessante é que você me fez lembrar de quando cheguei por aqui, sem conhecer os ditados/dizeres... e, hoje em dia, conheço vários! E continuo aprendendo. Acho tão interessante. Gostei muito deste post. Obrigada por participar da BC mais uma vez. Boa noite! Bjs.

Silvana Haddad disse...

Oi Sonia:
A maioria a gente conhece e outras a gente fala, mas desconhece a origem, né.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Valeu, Jan.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Cris:
Tem coisas aí que são do tempo do onça, como diz outra dessas frases, rsrsrsrs.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Rê:
Então agora tá explicado o motivo do seu chá de sumiço, rsrsrsrsrs.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Raquel:
Na verdade o rascunho que eu tenho arquivado, tem pelo menos umas 40 curiosidades.
Mas só podia ser no máximo 10, então selecionei as melhores.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Olá Etienne:
Eu é que agradeço mais essa oportunidade de participar da BC.
Bjs.:
Sil

Luciene Tenório Nunes disse...

Oi Sil,
Praticamente um post-almanaque! Adorei.
Aqui em Portugal, há um mês, foi publicada uma matéria de capa da revista Sábado sobre os episódios históricos por trás das frases e expressões que mais se usa por aqui. Me diverti muito.
Lindo fim de semana.
Bjs.

Sileni Machado disse...

Quanta coisa aprendi num único post, Silvana! Adorei!!! Obrigada por partilhar!
Bjs ♥
www.viveraprendendo.com

Thaís Nicolini disse...

Muito legal! Adorei!
Beijos
Thaty

Silvana Haddad disse...

Oi Lu:
Seu comentário me lembrou dos antigos almanaques que eram expostos nas farmácias, rsrsrsrs.
Eu adorava ler, pois tinha de tudo um pouco.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Solene:
Deu um trabalho montar esse post, rsrsrssr.
Mas valeu a pena.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Valeu, Thaís.
Bjs.:
Sil

Zizi Santos disse...

Adorei todas
mas chutar o pau da barraca essa eu não sabia o siginificado
imaginava que era mais atual, rs
muito bom, muito bom Silvana
bj
Zizi

Silvana Haddad disse...

Zizi:
Apesar de conhecer a maioria das frases, eu não sabia a origem.
Bjs.:
Sil

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%