Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Curiosidades Bacanas

Quando vi a nova proposta da Etienne, do blog
para a BC dessa semana,
me lembrei desse post que eu tinha nos meus rascunhos.
Algumas curiosidades sobre frases que a gente diz,
e nem imagina a origem.
Então confira abaixo e fique sabendo sobre os significados!!!


CHEGAR DE MÃOS ABANANDO: Não levar nada, chegar de mãos vazias.
Lenda: Antigamente, aqui no Brasil, os imigrantes que chegassem para trabalhar nas terras dos senhores feudais, deviam trazer suas ferramentas. Quando não traziam eram vistos como indispostos ao trabalho. E aí o capataz dizia: “Este não quer nada com o ofício, veio de mãos abanando”.



BOTAR A BOCA NO TROMBONE: Contar tudo o que sabe obre o certo assunto, fazer um escândalo. 
Lenda: Na verdade a expressão surgiu antes da invenção do trombone. Originalmente se dizia “pôr a boca no trambolho”. Depois sofreu alterações pelo barulho que o trombone faz. Trambolho significa “obstáculo, embaraço”. Portanto, inicialmente, pôr a boca no trambolho era uma tentativa vencer os obstáculos. Chico Buarque, em seu livro. O Estorvo, faz comentários sobre isto.


COMPRAR GATO POR LEBRE: Ser enganado.
Lenda: Este fato aconteceu na época em que os mascates eram os maiores vendedores ambulantes, principalmente, em cidades do interior. Eles costumavam passar pelas casas, mostravam suas mercadorias e as pessoas encomendavam o que queriam, para na próxima vinda, trazer a mercadoria. Existia um mascate que ficou conhecido na região pela sua esperteza de mostrar uma mercadoria e trazer outra, de qualidade inferior. Foram muitas as pessoas enganadas por ele. Daí, quando ele surgia, todos diziam: Lá vem o mascate que quer nos vender “Gato por lebre” e, assim perdeu a freguesia, pois ninguém acreditava mais nele.

CAMA-DE-GATO: Emaranhado.
Lenda: Cama-de-gato é um divertimento infantil, com um cordão com as duas extremidades atadas, entrelaçadas nos dedos das mãos formados uma rede, para que outra pessoa se apodere da brincadeira, transformando-a em outra mais difícil. Quando alguém fica em uma situação difícil, costuma-se dizer que “caiu na cama-de-gato”.


CHORAR SOBRE O LEITE DERRAMADO: Arrepender-se tardiamente.
Lenda: Segundo a mitologia grega, quando Hera amamentava seu filho Hércules, seu leite era tanto que derramava, espalhando-se pelo chão. Hera, sendo uma mulher bondosa, chorava pelo leite derramado, pensando em outras crianças que não tinham tão precioso alimento. A sua escrava dizia: ‘Ora, Sinhá, não adianta “chorar sobre o leito derramado”. 

CUSPIDO E ESCARRADO: Uma pessoa é muito parecida com outra.
Lenda: A origem do ditado vem da expressão “ esculpido em carrara”. A frase é uma alusão à perfeição das esculturas de Michelangelo, pois carrara é um mármore da Itália e foi bastante usado por ele. Algum tempo atrás era comum fazer bustos de pessoas famosas em carrara, o mais chique dos mármores, ou seja, fazia uma cópia perfeita da fisionomia da pessoa. O povo, não entendendo o significado, passou a dizer a frase:. “Cuspido e escarrado”.

CONVERSA MOLE PARA BOI DORMIR: história enrolada
Lenda: Esta frase nasceu quando o boi era tão importante que dele só não se aproveitava o berro. Tratado quase como pessoa, com ele os pecuaristas conversavam, não, porém, para fazê-lo dormir. Nas touradas, quando o boi ainda é touro, até sua fúria compõe o espetáculo. Na copa de 1950, o Brasil venceu Espanha por 6 a 1 e quase 200 mil pessoas cantaram touradas em Madri, de Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha, que termina com este verso: “ Queria que eu tocasse castanholas e pagasse um touro à unha/ caramba, caracoles/ não me amoles/ pro Brasil eu vou fugir/ isso é “conversa mole/ para boi dormir.”.

CHÁ DE SUMIÇO: Pessoa que desaparece por algum tempo.
Lenda: Segundo Sebastião Lucrecio, da Universidade de Buenos Aires, era normal, na época da ditadura argentina, os militares darem um certo chá para os terroristas. Depois do primeiro gole morriam asfixiados. E sumiam. Tomavam, literalmente “chá de sumiço”.



CHUTAR O PAU DA BARRACA: Criar confusão.
Lenda: Quem inventou está história de “chutar o pau da barraca” foi o Conde D”Eu, genro de Dom Pedro II, quando assumiu sair em busca de Solano Lopez, depois de já terminada a guerra do Paraguai. O conde gostava de acordar cedo para suas investidas, e quando fazia a caminhada e ainda havia soldados dormindo, ele saía “chutando os pneus das barracas”, derrubando todas, para acordá-los.

BELEZA NÃO PÕE MESA: Aparência não é tudo
Lenda: Contam que num desses concursos de beleza, a premiada com o primeiro lugar era semi-analfabeta e por onde passava, soltava uma asneira atrás da outra. A coisa foi tão séria que em um jantar de comemoração, deu vexames na mesa. E aí, os comentários nos bastidores das TVs e rádios, rolavam às soltas, dizendo: “Coitada, tão bela e tão ignorante, nem sentar-se à mesma, sabe.” Daí, o ditado: “Beleza não põe na mesa”


AS APARÊNCIAS ENGANAM: Parece, mas não é
Lenda: Dizem que esse dito popular surgiu quando os parques de diversões colocavam espelhos que deformavam a imagem de quem por ali passava. Em alguns espelhos se ficava fino, em outro gordinho, em outro alto. Quando uma pessoa se via naquelas várias formas dizia: É, realmente, “as aparências enganam”.


ARREGAÇAR AS MANGAS: Iniciar algo de imediato
Lenda: Esta expressão tem origem espanhola – “Te arremenga e vem”. É pronunciado como provocação quando alguém hesita entrar numa briga ou cumprir alguma tarefa. O verbo arregaçar em espanhol é “Arremengar”. É uma expressão ainda muito usada, nos dias de hoje, por um indivíduo que está disposto a iniciar uma tarefa muito importante.


A VOZ DO POVO, A VOZ DE DEUS : Ouvir a verdade
Lenda: Este ditado tem origem na Europa. As pessoas consultavam o deus Hermes, na cidade grega de Acaia, sempre que tinham uma dúvida. Faziam uma pergunta ao ouvido do deus e saiam à rua com a cabeça coberta com um manto. As primeiras palavras que ouvissem eram a resposta à sua dúvida. Assim surgiu a expressão a “Voz do povo, a voz de Deus”.



ARROZ DE FESTA: Pessoa que não perde festa, mesmo que não seja convidada.
Lenda: Contam que nas festas portuguesas nunca faltava uma sobremesa feita com arroz, o chamado (arroz doce). E assim, sempre que se encontra uma pessoa em todas as festas, diz-se: “Aquela é como arroz doce”, está em todas.


ABRAÇO DO TAMANDUÁ: Deslealdade, traição.
Lenda: O tamanduá é um animal mamífero, pertencente à classe dos desdentados e se alimenta de formigas. Aqui no Brasil existem várias espécies e de tamanhos variados. O tamanduá quando quer agarrar a sua presa se deita de barriga para cima e abraça seu inimigo, o qual é esmagado pela sua força. E assim acontece muito no mundo dos homens – tem sempre aquele que quer lhe dar “Um abraço de Tamanduá”. Fuja dele…

20 comentários:

sonia disse...

Adorei, uma vez eu tive um livreto que continha estas imagens e significados. Muito bom lembrar.
Abraço!
Sonia

JAN disse...

Oi Silvana!
NOTA DEZ!
AMEI!
;-)

Abração
Jan

Cristi@ne disse...

Boa tarde amiga :D
Nossa, adorei este post, bem relembrar dessas anedotas...rsrs eu já tinha lido alguma coisa uma vez, mas não sei onde... bem legal... rsrs
Bjinhos

Regiane Siricutico disse...

Oi Flor Querida... amei essas curiosidades... aprendi muito. Já já apareço... agora que já passou o casamento da minha prima/irmã, já posso respirar aliviada. Beijokas da fanzoca Rê.

Raquel Ramos disse...

Esta aí uma verdadeira postagem de curiosidades. Muito legal.

YesEtienne disse...

Hey, Silvana! (Demorei, mas aqui cheguei! ) Muitas curiosidades... Reconheço estas frases! E o interessante é que você me fez lembrar de quando cheguei por aqui, sem conhecer os ditados/dizeres... e, hoje em dia, conheço vários! E continuo aprendendo. Acho tão interessante. Gostei muito deste post. Obrigada por participar da BC mais uma vez. Boa noite! Bjs.

Silvana Haddad disse...

Oi Sonia:
A maioria a gente conhece e outras a gente fala, mas desconhece a origem, né.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Valeu, Jan.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Cris:
Tem coisas aí que são do tempo do onça, como diz outra dessas frases, rsrsrsrs.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Rê:
Então agora tá explicado o motivo do seu chá de sumiço, rsrsrsrsrs.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Raquel:
Na verdade o rascunho que eu tenho arquivado, tem pelo menos umas 40 curiosidades.
Mas só podia ser no máximo 10, então selecionei as melhores.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Olá Etienne:
Eu é que agradeço mais essa oportunidade de participar da BC.
Bjs.:
Sil

Luciene Tenório Nunes disse...

Oi Sil,
Praticamente um post-almanaque! Adorei.
Aqui em Portugal, há um mês, foi publicada uma matéria de capa da revista Sábado sobre os episódios históricos por trás das frases e expressões que mais se usa por aqui. Me diverti muito.
Lindo fim de semana.
Bjs.

Sileni Machado disse...

Quanta coisa aprendi num único post, Silvana! Adorei!!! Obrigada por partilhar!
Bjs ♥
www.viveraprendendo.com

Thaís Nicolini disse...

Muito legal! Adorei!
Beijos
Thaty

Silvana Haddad disse...

Oi Lu:
Seu comentário me lembrou dos antigos almanaques que eram expostos nas farmácias, rsrsrsrs.
Eu adorava ler, pois tinha de tudo um pouco.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Solene:
Deu um trabalho montar esse post, rsrsrssr.
Mas valeu a pena.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Valeu, Thaís.
Bjs.:
Sil

Zizi Santos disse...

Adorei todas
mas chutar o pau da barraca essa eu não sabia o siginificado
imaginava que era mais atual, rs
muito bom, muito bom Silvana
bj
Zizi

Silvana Haddad disse...

Zizi:
Apesar de conhecer a maioria das frases, eu não sabia a origem.
Bjs.:
Sil

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%