terça-feira, 23 de julho de 2013

Cães passeando no metrô

Quem leu minha postagem sobre transporte público, viu que em Moscou os cães andam de metrô. Quem ainda não viu e leu, e quiser saber, é só clicar AQUI.
Por coincidência recebi um e-mail da minha irmã, abordando o mesmo assunto e trouxe mais um pouco pra compartilhar com vocês.
Entre a grande população de cães de rua de Moscou, uma parcela costuma frequentar o metrô em busca de comida. Isso atraiu a atenção de pesquisadores, com o intuito de tentar compreender como os cães aprenderam a usar esse meio de transporte para se locomover.
É muito comum que os cães andem de metrô entre o subúrbio e o centro da cidade de Moscou. Eles pegam o metrô logo pela manhã em direção ao centro da cidade, onde tem mais chances de conseguir comida, e ao anoitecer, fazem o percurso de volta.
Especialistas que estudam esses animais descobriram que eles, inclusive, trabalham juntos para garantir descerem na estação desejada. Eles aprendem a calcular o tempo que leva a viagem.
Eles preferem entrar nos vagões de começo ou do fim do comboio por serem mais silenciosos e menos cheios. Cientistas acreditam que o fenômeno começou com a queda da União Soviética e os complexos industriais mudaram do centro para os subúrbios.
O Dr. Andrei Poiarkov, do Instituto de Ecologia e Evolução de Moscou, disse que os cães vadios usavam os complexos industriais como abrigo e portanto tiveram que se mudar junto com suas casas. Mas o centro da cidade é o melhor lugar para conseguir comida e então eles aprenderem a pegar o metrô de manhã e voltar para "casa" à noite. Igual a qualquer trabalhador.
Dr. Poiarkov ainda descobriu que os cães também se divertem pulando dentro dos vagões segundos antes das portas serem fechadas, correndo risco de terem suas caudas presas na porta.
Alguns ainda tiram um cochilo durante a viagem.
Um cão cansado tira uma soneca dentro do vagão do metrô
Os cães aprenderam também a usar as luzes de tráfego para poderem atravessar as ruas sem correr riscos. Uma vez no centro da cidade estes cães desenvolveram algumas estratégias para conseguir ganhar comida.
Numa delas, o bando de cães mais velhos usa os membros menores (filhotes ou jovens cães) e os mais bonitinhos - já que os cães descobriram que estes têm mais sucesso quando pedem comida as pessoas.
Outra técnica para conseguir alimento é chegar por trás de uma pessoa que está carregando algo comestível e latir bem forte. A pessoa se assusta e eventualmente derruba a comida no chão.
Já com as crianças, os cães brincam, pulam, sentam e lançam olhares suplicantes e conseguem com isso dividir o lanche com elas.
Além disso, esses cães de rua também tornaram-se capazes de entender a psicologia de certos indivíduos humanos, a fim de determinar qual técnica vai funcionar melhor.
Dr. Poiarkov confirma que os cães são excelentes psicólogos e sabem usar disso. Os cães vadios de Moscou não são os primeiros a usar os transportes públicos. Em 2006, um Jack Russell Terrier, em Dunnington, começou a usar o ônibus para ir ao pub local atrás de salsichas.
O metrô de Moscou é considerado um dos melhores e mais usado do mundo. Um total de mais ou menos quinhentos cães vivem em suas estações, especialmente durante os meses mais frios. Dentre estes cães, acredita-se que vinte deles aprenderam como usar o sistema para se locomoverem. Teorias que explicam como eles conseguem determinar corretamente as rotas escolhidas incluem:
  • habilidade em reconhecer o tempo em que passam dentro do carro entre uma estação e outra;
  • habilidade em reconhecer os nomes das estações anunciadas pelas gravações;
  • o cheiro de determinadas estações;
  • uma combinação de todos os fatores.
Os cães parecem preferir os carros mais vazios localizados na parte da frente ou de trás. Eugene Linden, um especialista em inteligência animal, acredita que o comportamento dos cães apresenta “raciocínio flexível e pensamento consciente”.
E ainda tem gente que acredita que os animais é que são irracionais.
E você, o que pensa a respeito desse assunto?????
Bjs.:

13 comentários:

  1. Oi Silvana! Continuo pensando que os cães russos sejam irracionais como todos os outros e estejam agindo por reflexo condicionado. Eles são muitos inteligentes e aprendem a se comportar de modo a obter satisfação para seus instintos, principalmente o da fome. Quando em risco, eles se juntam, seguem uma liderança (memória atávica de quando eram lobos) e aprendem com ela. Os cães não são naturais, mas uma criação humana, e deixaram de ser selvagens como seus parentes lobos porque passaram a se alimentar também de carboidratos. Assim como seus antepassados, são oportunistas, territorialistas e contribuem para o segundo lugar em acidentes com os humanos no Brasil.
    Não tenho nada contra os cães, mas contra pessoas que os abandonam, que os mantêm em pequenos quintais e incomodam e desrespeitam os vizinhos e que lhes atribuem mais importância que o seu próximo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Augusto:
      Já sei da sua preferência pelos gatos, rsssss.
      Mas assim como os cães, não creio que eles não sejam dotados de alguma forma de inteligência.
      Até porque, nós humanos, também aprendemos através do condicionamento.
      Além disso, o instinto de sobrevivência também está presente na história da evolução do homem.
      Aliás nessa história, os animais surgiram antes de nós, né.
      Creio que eles tem uma forma de "raciocínio" diferente de nós.
      Mas não vejo que possam por isso, ser considerados irracionais.
      Diferentes, sim, mas penso que eles tem uma forma de inteligência que ainda não foi totalmente estudada e compreendida pelo ser humano.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir
  2. Oie
    Que legal esse post, apesar de não ter animais, gosto dele, mas sinceramente não me sentiria bem em um metrô com um cão nele, tá se for um pequeno com seus dono tudo bem, mas grande e solto, ah, tenho medo.


    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Selma:
      Realmente é uma situação desconfortável pra quem não convive com animais.
      Entendo que tem gente que não gosta de bichos por perto, mas acho legal essa interação entre o ser humano e os animais.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir
  3. Oi Sil,
    Gostei muito!!!
    Quanto a irracionalidade dos cães eu não falo cientificamente mas
    por sensibilidade e convívio afirmo que minha pequena não é!
    kkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Dalila:
      Eu também penso assim.
      Convivo com animais desde pequena e acredito que eles entendem as coisas.
      Claro que de uma forma diferente do ser humano, mas não deixa de ser o jeito que cada animal tem para poder interagir conosco, né.
      Bj.:
      Sil

      Excluir
  4. Nossa, depois dizem que são animais irracionais! hahahaha
    São lindos, fofos e inteligentes!

    Beijos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa Sil, como eu ainda não sabia disso?
    Eles são mesmo uns fofos! E ainda os subestimam. Eles estão aprendendo a defender a si mesmo, por que se fossem esperar pelos seres humanos, morreriam de fome. Nem todos ajudam um cão de rua e isso é uma pena.
    Mas eles são super inteligentes e conseguem sobreviver com sai própria inteligência. Isso é incrível!! Adorei seu post. Vou pesquisar mais sobre o assunto.

    Já atendi seu pedido quanto ao contato. Desculpe não ter atendido antes.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Letícia:
      Acho incrível como ao longo dos anos os animais desenvolveram o instinto de sobrevivência.
      E a cada dia admiro mais os animais, afinal em alguns casos, eles são muito melhores do que os humanos.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir
  6. Oi Sil, os cães são, sim, irracionais.
    Afirmo isso, por observá-los muito atentamente (fico boquiaberta com cenas que vejo aqui em casa).
    Mas não é raciocínio e sim uma capacidade sensorial enorme, que lhes confere a enorme capacidade de, por exemplo, farejar e ouvir.
    Acredito que os cães de moscou preferem os vagões mais vazios, provavelmente por se sentirem mais seguros onde podem distinguir melhor cheiros e sons.
    A "inteligência"(esperteza)dos animais decorre da busca da própria sobrevivência entre os humanos.
    Essa minha opinião não implica em considerá-los inferiores a nós... são apenas diferentes e, em alguns aspectos, melhores do que nós.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jan:
      Que bom que em alguns aspectos você considera os animais melhores do que os humanos, rssssssss.
      Creio que eles tem uma forma de "raciocínio" diferente de nós.
      Mas não vejo que possam por isso, ser considerados irracionais.
      Diferentes, sim, mas penso que eles tem uma forma de inteligência que ainda não foi totalmente estudada e compreendida pelo ser humano.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir
  7. Oi Sil! Vc escreveu: "Creio que eles tem uma forma de "raciocínio" diferente de nós.
    Mas não vejo que possam por isso, ser considerados irracionais."
    Respondo que há uma grande necessidade nas pessoas em humanizar as coisas da natureza e atribuir a elas características puramente humanas. Alguns dizem que conversam com papagaios, que somente imitam algumas palavras que nada significam para eles. Outros acham que seus cães pensam, pois agem de forma inteligente. Há ainda aqueles que conversam até com suas samambaias.
    Há muitos animais inteligentes, como os cetáceos, os psitacídeos, os grandes macacos e outros, porém nenhum deles possui um cérebro complexo que os permita pensar. São incapazes de raciocínio, independentemente de suas destrezas em preservar suas vidas e as da espécie. Alguns possuem certos sentidos tão incompreensíveis para os humanos, que são considerados extrassensoriais.
    Eles não têm nenhuma forma de raciocínio, nem mesmo diferente de nós, mesmo sendo muito inteligentes. Sendo assim são irracionais e nada prova o contrário.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e comentário!!!