Hoje o Momento de Reflexão é sobre RÓTULOS. Não, não é de rótulos de produtos que eu vou escrever. A ideia do post de hoje, surgiu a partir de um comentário deixado pela Cris, do blog http://mulheresemcirculo-luz.blogspot.com.br/.
Sabe aquela mania horrorosa de definir as pessoas por uma característica - o tal rótulo????
Aquele velho hábito de achar que se a pessoa não se enquadra em determinado padrão aceito socialmente, ela fatalmente será rotulada????
Pois é exatamente sobre isso que irei escrever.
Começando com o conceito de RÓTULO, retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%B3tulo
"Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita em sua embalagem. O Rótulo acaba por ser uma forma de comunicação visual, podendo conter a marca do produto e informações acerca deste. É uma forma de dar alguma vida a uma embalagem."
É muito comum e corriqueiro, que o ser humano, por uma questão cultural, rotule outras pessoas, por sua forma de se comportar, pensar, reagir aos acontecimentos, por suas sensações em determinadas circunstâncias, por suas crenças, valores e costumes, sem ponderar sobre as consequências que esse rótulo traz para aquele indivíduo que foi rotulado.
O rótulo por ter um caráter redutor, acaba limitando e simplificando a existência humana, portanto, ninguém deve ser considerado como um produto exposto numa prateleira, pois cada indivíduo está em constante desenvolvimento, evolução e interação com seus semelhantes.
Porém, é cada vez maior o número de pessoas que vivem de acordo com um script e que acreditam que o rótulo atribuído a si mesmos é a mais pura verdade e realidade que devem viver diariamente.
Essas pessoas que se deixam levar pelo rótulo, que em algum momento da vida lhe foi atribuído, se tornam um personagem, vestem um figurino, representam um único papel social e totalmente artificial, perdendo a autenticidade e distanciando-se de sua essência mais pura e natural.
Esquecem que desempenham diversos papéis durante sua vida: filho, irmão, pai, namorado, marido, trabalhador, colega, etc. Tudo isso, constitui apenas uma pequena parcela na existência humana.
Infelizmente, o resultado disso é desolador, pois quem já tentou remover o rótulo de uma embalagem, sabe a dificuldade que é. Requer muito esforço e persistência para que seja retirado.
Lembre-se: rótulos foram feitos para embalagens, e não para pessoas. Estas devem ser encaradas em sua totalidade = mente, corpo, alma, relações, emoções, pensamentos, etc.
O ser humano é muito complexo, para ser negligenciado, e seria uma imprudência estreitar e restringir a compreensão sobre um indivíduo, analisando-o somente por um prisma, deixando de perceber o potencial infinito que existe naquele ser único e singular.
Seria o mesmo que tentar enxergar toda paisagem pelo buraco da fechadura......
12 comentários:
Oi Silvana,
Agora fiquei curiosa para saber o que foi que eu postei que te inspirou a fazer esse seu post tão lindo...
Bjs querida e ótimo final de semana
Oi Sil :)
Um texto pra refletirmos e muito,
afinal,rotular alguém é o mesmo que praticar um julgamento precipitado,
e preconceituoso.
As pessoas não são produtos para serem rotuladas...
Bjs!
Infelizmente é muito comum essa rotulação de pessoas.Isso é um grande preconceito de nossa parte e temos que procurar ter a mente mais aberta e não julgar os outros logo de cara.Um excelente texto!bjs,
Oi Sil,
Primeiro devo dizer que gostei tanto da imagem que guardei, rsss
penso que você foi muito feliz nesse texto porque não raro somos tentados a decifrar uma pessoa por um instante deixando pra trás todo o seu histórico, ledo engano, isso não é possível.
Bom, muito bom!
bjs amiga
Pois é, Clau:
Infelizmente o rótulo é uma das piores formas de preconceito.
Bjs.:
Sil
Anne:
Ás vezes, só por um ato, uma atitude impensada, rotulamos ou recebemos um rótulo.
E isso fica impregnado, como se apenas isso demonstrasse o que somos.
Bjs.:
Sil
Dalila:
O pior que isso é praticamente uma rotina nos dias atuais.
Alguém faz alguma coisa, e pronto, ..... já recebe um rótulo.
E como você escreveu, o resto fica perdido.
Bjs.:
Sil
Oi Cris:
Não foi um post e sim um comentário que você deixou numa postagem minha (Breguice Total).
Você escreveu = "Seja feliz e não se importe com rótulos."
A partir disso, criei meu post.
Bjs.:
Sil
Eu já recebi tantos rótulos em minha vida que seria um Wallmart ambulante se fosse vestir o figurino do que já me rotularam, desde a infância e foi um dos motivos pelo qual perdi a fé nas pessoas e a fé em tudo, de um modo geral. Tento apenas acreditar no que ainda me é possível.
Traumático? Alguns poderão rotular que sim, contudo, eu acredito que há coisas consideradas traumáticas que, se tivermos bom senso e segurança, pode nos fazer crescer e evoluir, enquanto os "rotuladores" permanecem para trás, confinados em seus pequenos mundos alienados.
Em algum momento sempre acabamos por rotular alguém, não estamos infelizmente isentos disto, porém, o sensato seria evitarmos. Tomarmos mais cuidado com o que falamos ou que tipo de pensamento estamos levando adiante, afinal, de um jeito ou de outro, somos formadores de opinião.
Ontem um assistente social comentou comigo que no Facebook estava sendo divulgada uma campanha de valorização dos professores onde eles diziam que, se não fossem eles, hoje todos votaríamos e assinaríamos com a impressão digital. Como querem valor, desvalorizando pessoas de um país onde o índice de analfabetismo ainda é muito grande? Estão se supervalorizando subestimando a uma classe? Isto para mim só tem um nome: preconceito. E é lamentável que educadores, os maiores formadores de opinião, estejam fazendo uso deste tipo de rótulo que exclui e diminui um determinado grupo de pessoas.
Christian:
Infelizmente esse é um péssimo hábito que faz parte do cotidiano.
Provavelmente a maioria de nós já recebeu rótulos durante a vida.
Mas aqui vale o ditado: "Não era pra você, mas se a carapuça serviu, ..."
E é assim que as coisas funcionam.
O problema é vestir o rótulo, que embora indesejável, passe a fazer parte das características pessoais.
Aí, a pessoa é levada por uma torrente interminável de todos os rótulo que lhe são impostos e perde sua autenticidade.
Bjs.:
Sil
Olá, querida Sil
Um post como gosto de ler e que me leva à meditação...
Recebi rótulos desde pequena mas vou lhe destacar um: "-Vc é igualzinha ao seu pai!!!"
Adolescência inteira ouvindo isso...
Pensei até que fosse muito ruim ser como ele... pelo que queriam me incutir...
Hoje, que "cresci"... vi o quanto ela estava enganada ao querer me detonar com rótulo... foi um tremendo elogio, na verdade pois como meu pai amado, ninguém...
Muito interessante vc falar dum tema que nos alerta em não rotular ninguém...
Eu costumo fazer isso, só retiro do meu mapa quem já me fez um dano e não vale a pena (me rotula porque "se acha")... sabe como???
Bjm de paz e bem
É Rosélia:
Alguns rótulos são aproveitáveis, como as semelhanças que temos com nossos pais.
Todavia, a maioria dos rótulos que recebemos ao longo da vida, são desnecessários e inúteis.
Desses, eu quero distância, rsrsrsrsr.
Bjs.:
Sil
Postar um comentário