Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Se eu fosse você

No Momento de Reflexão de hoje, nem vou me atrever a escrever nada.
Afinal não há necessidade de acrescentar qualquer palavra ao texto do Rubem Alves.
Fico apenas em silêncio, aguardando seu comentário.
"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você."
A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. 
A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. 
É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. 
Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção. 
Todos reunidos alegremente no restaurante: pai, mãe, filhos, falatório alegre. 
Na cabeceira, a avó, com sua cabeça branca. Silenciosa. Como se não existisse. Não é por não ter o que dizer que não falava. Não falava por não ter quem quisesse ouvir. O silêncio dos velhos. 
No tempo de Freud as pessoas procuravam os terapeutas para se curarem da dor das repressões sexuais. 
Aprendi que hoje as pessoas procuram os terapeutas por causa da dor de não haver quem as escute. Não pedem para ser curadas de alguma doença. Pedem para ser escutadas. Querem a cura para a dor da solidão.
Acho bonito o taoísmo, filosofia oriental. Para saber como ele é basta ler os poemas de Alberto Caeiro. O taoísmo é um jeito de olhar para o mundo. São muitos os jeitos de olhar para o mundo. Cada jeito, cada mundo. O taoísmo diz que o mundo é feito de encaixes. Tudo vem aos pares. O que não tem par não existe. 
Tudo é macho e fêmea: yang, yin. Quando as duas partes do par se encaixam faz "dac" - e a felicidade acontece.
Para haver encaixe é preciso que cada parte seja incompleta. Se as partes fossem completas os encaixes não seriam possíveis nem necessários. Como num quebra-cabeça. Cada peça tem de ter um buraco. Esse buraco é para nele se encaixar um "pleno" da outra peça. Se tal buraco não existir, o encaixe não pode acontecer. O quebra-cabeça fica frouxo, solto, desmancha. 
Mas não acredite nessa palavra "pleno", que usei. Usei por falta de outra. "Pleno" sugere algo completo, em que nada falta. Mas a verdade é outra. 
Todo "pleno" é um buraco visto pelo avesso. Quando o buraco e o pleno se juntam acontece o encaixe.
(Quem já montou quebra-cabeça sabe do prazer quase erótico que se sente ao fazer uma peça se encaixar na outra. Como se fosse uma metáfora sexual. Confirmação do taoísmo.) Viver é montar um quebra-cabeça. Viver é procurar encaixes."
Rubem Alves
Quer ler a continuação???
É só clicar no link abaixo e ler não apenas esse texto, mas a obra completa do livro O amor que acende a lua.
Acesso em 15/ago/2013.

22 comentários:

Danny HRodrigues disse...

"A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito!!!
Flor ótimo texto pra começar bem a sexta o trecho que mais gostei está acima achei lindíssimo esta parte!
Bom final de semana!
bjs
Livros, a Janela da Imaginação

chica disse...

Linda reflexão e ele é maravilhoso! beijos,ótimo fds!chica

Ritinha disse...

Ola!
Vim visitar o seu cantinho e resolvi ficar, descobrir como descreve seu mundo, o jeito que vê e sente as coisas.
Expandir conhecimentos é sempre muito bom!
Virei sempre!
bjs e excelente final de semana
Ritinha

Unknown disse...

Oi querida Sil, como vai?
Não só adorei o texto como fiquei apaixonada por tudo que foi escrito. Eu costumo me classificar como ótima ouvinte. Realmente, as vezes precisamos apenas ser ouvidos. Acho que por isso nascem tantos escritores. Como as pessoas hoje em dia não tem "tempo", o papel acaba fazendo as vezes de um ombro amigo.
Beijos :*

http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

JAN disse...

Oi Silvana, vou ler o livro todo, mas me parece que esse "encaixe" não precisa ser necessariamente, a nível sexual... bem, creio que lendo o livro todo, vou saber.

Abração
Jan

Leticia Golz disse...

Oi Sil minha linda, como vai?
Saudades daqui, andei meio sumida né.
Lindo texto para se ler em uma sexta-feira.
Sábias palavras de Rubem. Amei de verdade o texto.

Ótimo fim de semana para você.

beijos
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Unknown disse...

Oi Silvana, boa tarde minha amiga!
É muito triste isso,as pessoas falam de mais e escutam de menos...Adorei o texto.
Beijos com muito carinho e um doce final de semana.
Marilene ξ(◕◡◕)ξ ¸.•♥•.¸•►

Unknown disse...

Já passei por um tempo assim
Que falei mais que ouvi.....ah se tivesse ouvido
mais muitas coisas teria sido evitada.....mas é com
o tempo que a gente aprende não é mesmo......
Gostei do post bjusss de bom final de semana
______________Rita!!

Unknown disse...

Uau que linda essa reflecçao muito bom post muito interesante a frase e na escuta que o amor começa e e na nao escuta que ele termina muito bom gostei!!!!

Pedro disse...

Olá Silvana!Linda reflexão!
Temos que ouvir mais as pessoas ve falar menos!
Beijinhos
Pedrinho

Silvana Haddad disse...

Oi Dani:
Rubem Alves sabe das coisas, né.
Com certeza, essa frase é também uma das minhas preferidas, além da que eu deixei sublinhada em vermelho.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Chica:
Eu sou super fã dos textos do Rubem Alves, ele é delicado com as palavras e tem uma profundidade no conteúdo, que poucos sabem como fazer.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Olá Ritinha:
Seja bem-vinda aqui e volte quantas vezes você quiser.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Jéssica:
Também me considero uma boa ouvinte, acho que por causa da minha profissão, pois sou Psicóloga, e como tal, me preparei para ter olhos e ouvidos bem atentos e disponíveis.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Jan:
Também quero ler o livro inteiro.
Olha não saberia de bate e pronto de dar uma resposta.
Mas creio que vai da interpretação de cada leitor.
Mas também não acredito que o tal "encaixe" seja necessariamente a nível sexual.
Acho que uma relação vai bem mais além do que somente isso.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi LÊ, minha linda parceira:
Muito obrigada pela sua visita amável.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Marilene:
Acredito que as pessoas são ávidas pra serem ouvidas.
Então fica todo mundo bem louco pra falar e esquece de escutar.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Rita:
Creio que todo mundo já passou por isso, falar demais e escutar de menos.
Com a maturidade a gente aprende a ser mais flexível e atento as necessidades alheias.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Filhota:
Essa é minha frase favorita.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi meu fofuxo predileto:
É isso mesmo, a gente precisa encontrar o equilíbrio entre ouvir e falar, né.
Bjs.:
Sil

Unknown disse...

Lindo esse texto, linda reflexão. Sil, tô aqui um pouquinho atrasada para lhe desejar um feliz ano novo, que todas os seus desejos se realizem , que seja um ano feliz! O legal de participar das blogagens coletivas, é a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas com blogs maravilhosos, assim como você!
Beijos

Silvana Haddad disse...

Joy:
Pode acreditar que a recíproca é verdadeira, pois também curto seu blog e e nossa AMIZADE.
Bjs.:
Sil

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%