sábado, 5 de outubro de 2013

Os protetores das crianças

27_cosme-e-damiao
Os gêmeos árabes Cosme e Damião eram filhos de uma nobre família de cristãos. Nasceram por volta do ano 260 d.C., na região da Arábia e viveram na Ásia Menor, no Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a Medicina, profissão a qual se dedicaram após estudarem e diplomarem-se na Síria.
Tornaram-se profissionais muito competentes e dignos, e foram trabalhar como médicos e missionários na Egéia.
Amavam a Cristo com todo o fervor de suas almas, e decidiram atrair pessoas ao Senhor através de seu serviço. Por isso, não cobravam pelas consultas e atendimentos que prestavam, e por esse motivo eram chamados de "anárgiros", ou seja, “aqueles que são inimigos do dinheiro / que não são comprados por dinheiro". A riqueza que almejavam era fazer de sua arte médica também o seu apostolado, para a conversão dos perdidos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Confiando sempre no poder da oração, operaram verdadeiros milagres. Também preocupavam-se em curar animais.
Cosme e Damião possuíam uma revelação clara do chamado que tinham como ministros do Evangelho, chamado que cumpriam no cotidiano da rotina profissional, ministrando Cristo através de seu trabalho.
A fama dos gêmeos também correu no Ocidente, a partir de Roma, por causa da basílica dedicada a eles, construída a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. A solenidade de consagração da basílica ocorreu num dia 26 de setembro e assim, Cosme e Damião passaram a ser festejados, pela igreja católica, nesta data.
Até hoje, os gêmeos são cultuados em toda a Europa, especialmente na Itália, França, Espanha e Portugal. Além disso, são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças. Por isso, na festa dedicada a eles, é costume distribuir balas e doces para as crianças.
ORAÇÃO - São Cosme e São Damião! Por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com freqüência estas palavras de Jesus: "Deixai vir a mim as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus".
São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos, farmacêuticos e enfermeiros.
Esse post faz parte da proposta da Alê, do blog
Entre o dia 27  de setembro ao dia 12 de outubro
quem quiser participar, basta fazer postagens especiais 
sobre crianças e infância em geral.
Para saber mais, clica no link acima.

4 comentários:

  1. Oi Silvana! Obrigada pela participação, fiquei até com vontade de comer um docinho desses kkk. Ah eu batizei minha boneca de Yorozel por causa do boneco do meu irmão. Na caixa dele vinha escrito Yorozu, acho que era um boneco ninja. Só sei que achei lindo kkk e batizei minha boneca em homenagem a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê:
      O que não faltou na sua infância foi criatividade, imaginação e diversão, né.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir
  2. Olá, queria amiga Silvana
    Cheguei agorinha depois de 15 dias fora e estou aqui pra ler o seu post com uma bela oração que me encantou... obrigada pela partilha...
    Aproveito e partilho também com vc o post que lhe dediquei pois havia lhe prometido falar sobre... rs...

    http://espiritual-viagem.blogspot.com.br/2013/10/serra-negra-sp.html

    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosélia:
      Já fui conferir o post, e agradeço do fundo do meu coração pelo seu carinho.
      Bjs.:
      Sil

      Excluir

Agradeço sua visita e comentário!!!