Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

sábado, 26 de outubro de 2013

Petição em prol e defesa dos direitos dos animais!!!


Atendendo a um pedido ultra importante, da minha amiga Cris, do blog http://mulheresemcirculo-luz.blogspot.com.br/, volto ao assunto sobre o caso do Instituto Royal (Para ver e ler meu outro post relacionado a esse assunto, click AQUI), desta vez para repassar a petição em prol e defesa dos direitos dos animais.
Trecho da petição retirado do site AVAAZ.ORG:
"Este abaixo assinado visa solicitar as autoridades governamentais medidas em busca do fim da utilização de animais não humanos em experimentação cientifica, testes e fins didáticos. Assim, solicitamos a regulamentação e fiscalização nos centros de Pesquisa, Indústrias e Universidades, bem como o incremento nos incentivos de estudos, visando a implementação imediata de métodos alternativos e, após a constatação de que tais práticas em nada acrescentam a qualidade de vida do ser humano, só servindo como meio de causar sofrimento desnecessário a outras espécies, a criação de leis para abolição definitiva do uso de animais não-humanos para fins didáticos e comerciais."
Sendo assim, se você concorda que o uso de animais é uma prática cruel, desnecessária, arcaica e ultrapassada, faça sua parte e assine a petição nesse link:"


É preciso que os animais deixem de ter um conceito jurídico de COISA, para alcançar a qualidade de sujeito de direitos, de modo a garantir que seus interesses básicos sejam respeitados e tenham igual consideração em relação aos interesses humanos.
Ainda, analisando por esse mesmo prisma, é imprescindível retirar o caráter descartável e consumível da vida não-humana.
Não é possível que dentro dos laboratórios do curso de Medicina Veterinária, sejam realizadas práticas de corte e costura com seres vivos e dignos de respeito.
O que deve prevalecer é a preocupação ambiental e ética!!!
Antes de avançar na leitura, a explicação sobre o que são MÉTODOS ALTERNATIVOS: Dentro da filosofia dos 3Rs (Replacement, Reduction e Refinement), são considerados métodos alternativos todos aqueles que se proponham a reduzir (Reduction) o nº de animais necessários para se executar determinado experimento, diminuir o sofrimento animal através do melhor treinamento de pessoal e refinamento (Refinement) da técnica e por fim, sempre que possível, a completa substituição (Replacement) do uso de animais por outros métodos. 
Portanto, já é realidade a existência de métodos alternativos  baseados em técnicas mais inteligentes que substituem o uso de animais, como por exemplo os abaixo:

MANEQUIM DASIE (Dog Abdominal Surrogate Instructional Exercise) - Este manequim simula cirurgias abdominais. Um estudo realizado com este manequim mostrou que o mesmo é uma alternativa esteticamente aceitável para as práticas introduzidas de cirurgia, e seu preço corresponde a um dácimo de um cão criado especificamente para esse fim.

MODELOS DE COBAIAS PVC (Policloreto de Vinila)- Estes modelos são idênticos as cobaias de verdade e permitem, entre outras coisas, a prática de 25 técnicas micro cirúrgicas. O uso desse material alivia a tensão de quem esta fazendo o treinamento, possibilitando que o exercício seja realizado quantas vezes forem necessárias, eliminando a preocupação com o tempo e diminuindo o uso de anestésicos e os sangramentos, o que torna o aprendizado mais eficaz e menos estressante. Modelos feitos de poliuretano inodoro são utilizados em técnicas cirúrgicas básicas, permitindo ao aluno praticar habilidades cirúrgicas sem realizar a eutanásia em animais e aprendizado baseado em casos. Vários estudos comprovam a eficacia do aprendizado proporcionado por tais métodos. Com relação ao custo de implantação, embora este possa ser maior no inicio, acaba por torná-los economicamente viáveis, por reduzir custos com a manutenção de animais em biotérios, anestésicos e outros medicamentos. Comprovando que a utilização de métodos alternativos ao uso de animais não humanos, ética, eficaz e economicamente viável.

FERRAMENTAS MULTIMIDIA COMPLEXAS - Com a Tecnologia atualmente disponível é possível, adicionalmente, realizar dissecações virtuais e experimentos na tela de um computador, alem de simulações de técnicas clinicas. Estes recursos facilitam a visualização e entendimento de estruturas e processos, fazendo com que o aluno aprenda estratégias de resolução de problemas, entre outras habilidades. As simulações hoje existentes podem mostrar processos fisiológicos que são praticamente impossíveis de serem visualizados em aulas com animais vivos, tais como processos de digestão ou ativação de um músculo. Existem, inclusive, verdadeiros laboratórios virtuais que simulam inúmeros experimentos e situações reais as quais os alunos podem ser submetidos. A realidade virtual, já empregada em diversos campos, pode vir a ser uma alternativa viável em escolas médicas e veterinárias, uma vez que tal recurso tem se tornado cada vez mais comum e disseminado com o desenvolvimento de softwares com tecnologia tri-dimensional, configurando entre uma das alternativas mais proeminentes no ensino da medicina veterinária.

DESEJO UM ESPLÊNDIDO FINAL DE SEMANA É TODOS!!!

28 comentários:

Verena disse...

Já assinei, Sil
Muito obrigada por compartilhar
Tenha um ótimo final de semana
Beijinhos de
Verena e Bicihnhos

Meire disse...

Oi Silvana,

já assinei essa petição no facebook e
acho muito importante isso.

Bejim e ótimo final de semana.

Anne Lieri disse...

Oi Sil! Assinei de novo, mas só pode assinar uma vez.Vou compartilhar seu post pra mais pessoas assinarem tb. Bjs e bom final de semana,

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Sil
Também te desejo um ótimo fim de semana com chuvinha fina por aqui, mesmo assim...
Já assinei!! Normalmente, assino todas as do Órgão que nos convida...
Bjm de paz e bem

Beth/Lilás disse...

Oi, Silvana!
Como sempre, assinei mais esta petição lá pelo Face e assinarei todas que combatem a maldade, a violência, a impunidade, etc.
Certamente, nosso país ainda engatinha neste quesito como em tantos outros, por isso precisamos levantar este e outros assuntos pelas redes sociais e também por nossos blogs, para que ativemos o pensar e a luta.
Como entender sacrificar animais se vivemos e fomos criados para viver juntos num mesmo planeta? Já existem, em países civilizados, muitas formas de se fazer pesquisas científicas e é isso que devemos copiar e não as baboseiras idiotas que vem do estrangeiro.
um grande abraço carioca



Aline Wahlbrink disse...

Olá Querida, tudo bem?!
Vim te visitar e responder uma duvida levantada no meu sorteio do blog A Arte da Artesã...

A divulgação que deve ser feita no blogger é a divulgação em forma de postagem aqui no seu blog mesmo...
Do jeito que vc fez!

É que blogger é a pagina que o blog é criado...

Obrigada pela atenção, participação no sorteio e pelo carinho!

Beijinhos =**

Cristi@ne disse...

Oi minha querida, com certeza sou totalmente contra o uso de animais em experimentos, e com o avanço da informática, esses recursos poderiam mto bem serem feitos, como disse no post. Já assinei a petição. Valeu pelo post.
bjinhos e um bom fim de semana!

RUDYNALVA disse...

Sil!
Importante essa petição, já assinei antes do seu pedido.

O brigada por visitar o blog, trouxe alegria ao meu coração!
Tenha um final de semana tranquilo, cheio de luz e paz!
cheirinhos
Rudy
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
" A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor. "(Joseph Addison)

*** ZIZI *** PARA OS AMIGOS!!! ### disse...

Eu já tinha assinado, mas assinei novamente! Eu amo os animais amiga!!!
Bom domingo.
Beijinhos...

Leticia Golz disse...

Oi Sil...

Eu já assinei esta petição..e acho importante demais que todas as pessoas que são a favor de causas animais, assinem.
Esta covardia tem que acabar.

beijos
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

Silvana Haddad disse...

Oi Verena:
Tinha certeza que podia contar com você.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Valeu, Meire.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Anne:
Agradeço sua colaboração.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Rosélia:
Muito obrigada por atender meu pedido.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Beth:
Concordo com você.
É preciso gastar energia com projetos inteligentes e não ficar criando ou copiando bobagens.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Olá Aline:
Agradeço por ter vindo responder a minha dúvida.
Bom final de semana.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Cris:
Espero que em breve essa petição atinja o nº necessário para que a mudança nos testes aconteça e seja formalizada.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Rudy:
Obrigada pela participação.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Zizi:
Muito obrigada pela colaboração.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Lê:
O pior é que realmente é pura covardia usar os pobres animais indefesos.
Isso tem que acabar urgentemente.
Bjs.:
Sil

Patricia P. Galis disse...

Muito bom o post Sil, estou lendo muitos artigos sobre este assunto porque precisamos mesmo nos informar, já assinei.

☆Lu Cavichioli disse...

Oi Sil, acabei de assinar, miguxa!
Obrigdão por compartilhar, viu? Revolução dos Bichos neles!

beijão e ótima semana :)

Silvana Haddad disse...

Valeu, Lu!!!!.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Obrigada pela participação, Patrícia.
Bjs.:
Sil

Poções de Arte disse...

Minha querida Silvana, bom dia!
No dia que tomei conhecimento da invasão desse laboratório fiquei feliz, mas arrasada por saber que ainda há "ser humano" capaz de conviver com isso. Fiquei muito triste por não estar lá participando ativamente.
Acho um descaso muito grande das autoridades, afinal, querem tanto se espelhar em outros países, mas o que devem fazer não fazem. Desde 2002 a Europa não se utiliza mais de animais para teste e já foi mais que provado que o que faz bem num animal, não necessariamente fará bem ao humano e vice-versa. Como eu te disse, sou uma lutadora das causas e consulto o site da http://www.pea.org.br/ - lá podemos ver os cosméticos e produtos de limpeza que não testam em animais. Apesar de não comer carne nenhuma, também não uso couro e cortei da minha lista produtos que testam em animais, afinal, se a empresa perde consumidor, ela pode fazer alguma coisa. A Avon é um caso assim - testa em animais e a cada dia tem perdido mercado.
Sempre recebo os emails da Avaaz e do Greenpace. Assinei e transmiti as petições para que mais se juntem à nossa causa. Fico feliz por vc tb estar nessa.
Abração esmagador e ótima semana.

Silvana Haddad disse...

Olá Bruxinha:
Que bom que temos essa paixão em comum pelos animais.
Quem dera mais gente pensasse e agisse na defesa deles.
Bjs.:
Sil

lua alessi disse...

Silvana então... confesso que é um assunto que ainda me confunde um pouco..e vejo muita gente equivocada em relação aos direitos dos animais. É fato, crueldade nunca deveria ser praticada num ser vivo, mas eu não sei tanto sobre o quanto é necessário usar animais em pesquisas para que se descubram curas para as doenças dos seres humanos e, sim, eu ainda acho que uma vida humana tem prioridade sobre a de um animal.

E antes que alguém diga a famosa frase 'tem bicho que vele mais que um ser humano' eu diria que é fácil ser melhor quando não se tem um cérebro complicado como o do ser humano. O que vejo é muita gente achando mais fácil gostar de bicho porque gostar de bicho é mais fácil... vc pode espancar um cachorro que depois é só fazer uma graça que ele abana o rabo.

Enfim... sim, eu sou contra gente que compra ou pedi bicho e depois enjoa e descarta . Me da pena porque, sim, bicho se apega. E sim, se for possível fazer pesquisas sem usar animais, mesmo que pra isso seja necessário maiores investimentos, vamos abrir o bolso e soltar os animais. Mas se eles forem indispensáveis pra buscar curas que aliviem os sofrimento humano, eu sinto muito, mas sim, acho que devem ser usados...

E, olha...só pra constar: soube que invadiram, soltaram cachorros, coelhos...mas nenhum manifestante se prontificou a libertar os ratos.
Quer dizer... a questão não é defender a crueldade contra os animais? Só porque os ratos não são adoráveis como os cachorros ou fofinhos como os coelhos, tudo bem serem usados? Até onde sei, pelos testes que já vi com eles, ratos são espertos...e também sentem dor.

Silvana Haddad disse...

Pois é, Lua:
Esse é um assunto muito polêmico e ainda há muito para ser discutido.
Mas o fato é que o uso de animais em muitos países já foi reduzido ou mesmo abolido.
A questão é o custo elevado para incrementar as pesquisas sem que precise ser usado os bichos.
Enfim, sou absolutamente contra, mas respeito as opiniões divergentes da minha.
Bjs.:
Sil

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%