Quem já leu meu post DESTINOS, ESCOLHAS, ... irá entender melhor sobre o que estou escrevendo agora.
VOCÊ conhece ou já ouvir falar sobre Tiro de Laço???
Tiro de laço é uma forma de competição a cavalo característica do Rio Grande do Sul. Nesta prova, o ginete tem o espaço de 100 metros para laçar um novilho que tenta fugir. No município de Esmeralda no ano de 1950, foi realizado o 1º torneio de laço, em forma de competição, dando origem aos rodeios onde atualmente se realizam as provas de tiro de laço. É hoje uma das mais tradicionais provas campeiras. Com a saída dos agropecuaristas gaúchos para o restante do Brasil, em buscas de novas terras para plantar e criar gado, o esporte foi disseminado e hoje é conhecido nacionalmente como Laço Comprido, que tem basicamente o mesmo regulamento do Rio Grande do Sul.
Pois bem, na quarta-feira eu fui a um churrasco e houve uma competição de Tiro de Laço.
Nunca tinha visto e nem fiquei no local, pois não sou adepta em assistir de camarote qualquer prática que envolva animais em situação de stress.
Embora a prática seja regulamentada, isso NÃO é garantia que os animais não passem por sofrimento. Afinal quem fiscaliza tudo isso???
Sabemos que em nosso País, o que envolve dinheiro acaba nocauteando a ética, a moral e os bons costumes, como bem colocou a magistrada Teresa Ramos Marques, em brilhante acórdão da 8ª Câmara do Tribunal de Justiça de São Paulo: “Um certo instrumento, ou uma determinada prova, não deixam de ser cruéis simplesmente porque o legislador assim dispôs. Não se desfaz crueldade por expressa disposição de lei.”
Além disso, de nada adianta a existência de leis que não são cumpridas e práticas esportivas que não se interessam pelo bem-estar do animal.
Isso sem contar que a ambição humana não tem limites. A ganância está tornando a vida no planeta uma afronta a dignidade de qualquer ser vivo.
O homem pouco se importa com seus semelhantes, quem dirá com a vida de qualquer animal...
O que é necessário é a evolução mental e espiritual da espécie humana, conscientizando-se que é dever de todos esforçar-se para conservar e preservar a natureza, e nela com certeza estão incluídos os animais!
Em 1854, o grande chefe Seatlle redigiu uma carta ao então presidente norte americano Franklin Pierce, respondendo sobre a proposta de compra da reserva indígena onde ele e sua tribo moravam. Abaixo, você poderá ler um recorte que retrata o amor e o respeito que os nativos sentem pela mãe terra:
" (...) O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. Porque tudo quanto acontece aos animais, logo acontece ao homem. Tudo está relacionado entre si.
Deves ensinar a teus filhos que o chão debaixo de seus pés são as cinzas de nossos antepassados; para que tenham respeito ao país, conta a teus filhos que a riqueza da terra são as vidas da parentela nossa. Ensina a teus filhos o que temos ensinado aos nossos: que a terra é nossa mãe. Tudo quanto fere a terra - fere os filhos da terra. Se os homens cospem no chão, cospem sobre eles próprios.
De uma coisa sabemos. A terra não pertence ao homem: é o homem que pertence à terra, disso temos certeza. Todas as coisas estão interligadas, como o sangue que une uma família. Tudo está relacionado entre si. Tudo quanto agride a terra, agride os filhos da terra. Não foi o homem quem teceu a trama da vida: ele é meramente um fio da mesma. Tudo o que ele fizer à trama, a si próprio fará (...)"
Se quiser ler a carta na íntegra, acesse esse LINK.
E para saber mais informações a respeito do TIRO DE LAÇO, leia a explanação muito interessante e inteligente de Manoelito Carlos Savaris - Presidente da CBTG.
Sil,
ResponderExcluirsinto e entendo como vc toda esta difusa aquiescência a certas tradições, no mínimo, agressivas às demais espécies.A enorme distância que se vê entre os humanos e a natureza da qual fazem parte é alarmante.A modernidade não está apenas atrelada aos avanços tecnológicos, ela requer avanços humanísticos e holísticos também, mas como vc apontou muito bem, o capital nocauteia aspectos vitais do senso de humanidade que deveriam permear todas as condutas humanas.
Sempre me emociono ao reler esta magistral carta do chefe seatle.
Um ótimo feriadão prs vc.
Bjos,
Calu
Calu:
ExcluirPor mim, teria aberto todas as porteiras e deixado aqueles pobres animais saírem correndo....
Bjs.:
Sil
Oi Sil,
ResponderExcluirSinceramente não gosto nem de ler sobre esse assunto de crueldade com animais. Acho deprimente.
Como vc sabiamente escreveu, é necessário a evolução mental e espiritual da espécie humana, mas isso é meio difícil acontecer.
Enquanto isso as barbáries continuam.
Bjs.
Clau:
ExcluirSomos duas com pensamentos e sentimentos semelhantes em relação a crueldade praticada com os animais.
Bjs.:
Sil
Olá, querida Sil
ResponderExcluirCruel mas pé verdade... os pobres coitados dos animais se tornam vítimas da nossa desumanidade...
Solidão de espírito o homem já tem e isso é só um reflexo do interior...
Francisco de Assis, alegria em pessoa e sempre bem acompnahdo deles...
Bjm fraterno