Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

#VERGONHANACIONAL Nº 02

Hoje minha filhota me mostrou um notícia que me deixou estarrecida.
O jornalista dinarmarquês Mikkel Jensen desejava cobrir a Copa do Mundo no Brasil e há algum tempo vinha se preparando pra realizar seu sonho: estudou português, pesquisou sobre nosso país e inclusive esteve aqui em setembro do ano passado.
Sua ideia era conferir pessoalmente os problemas sociais do Brasil e registrar a realidade daqui para depois divulgar o resultado do seu trabalho.
Jornalista estrangeiro se decepciona com Fortaleza e desiste de cobrir Copa no Brasil (FOTO: Arquivo pessoal)Inicialmente pretendia mostrar as belezas brasileiras e conhecer tudo sobre o país que está prestes a sediar o maior evento esportivo do mundo. E para isso entrevistou várias crianças moradoras de comunidades carentes e também de rua.
Até aqui, nada de extraordinário.
Porém, o problema começou quando o jornalista foi a Fortaleza, cidade-sede mais violenta, segundo dados estatísticos da ONU.
Ao se defrontar com a realidade local, o sonho de Jensen, se transformou em pesadelo.
"Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu - um gringo - e também uma parte da imprensa internacional. Eu sou um cara usado para impressionar."
O jornalista relatou várias situações graves, tais como remoção de pessoas, fechamento de projetos sociais nas comunidades e desaparecimento de pessoas que causam má impressão para os turistas que visitam a cidade.
“Falei com algumas pessoas que me colocaram em contato com crianças da rua e fiquei sabendo que algumas estão desaparecidas. Muitas vezes, são mortas quando estão dormindo à noite em área com muitos turistas”.
Em meio a toda essa #VERGONHANACIONAL, desistiu das belas praias e do sol o ano inteiro. Arrumou as malas e voltou para a Dinamarca na segunda-feira, dias 14. O medo foi notícia em seu país, tenho grande repercussão. 
O jornalista acredita que somente com educação e respeito é que as coisas vão mudar. "Assim talvez em 20 anos (os ricos) não precisem colocar vidro á prova de balas nas janelas."
E para Fortaleza, ou para o Brasil, talvez não volte mais. Quem sabe...
Para complementar o post um frase que considerei muito apropriada, retirada DAQUI:
Panis et Circenses, é o que temos para os gringos! Ainda bem que há gringos conscientes, ainda que poucos, como há ainda raros brasileiros com encéfalo.
Confira na íntegra o depoimento do Jornalista Mikkel Jensen, nesse LINK.
E continuando com as decepções em nosso famigerado país, hoje o blog conta a preciosa colaboração do ELSON.
Dessa vez, ele abordou a notícia que circulou pela Internet, sobre uma prova de Filosofia, elaborada pelo professor Antonio, do ensino médio.
Eu já havia publicado uma postagem sobre essa situação (vide AQUI) e embora o tal professor tenha justificado sua atitude, minha opinião permanece a mesma. Considero tal conduta uma afronta a inteligência de qualquer pessoa.
Se a intenção era provocar polêmica, ele podia ter utilizado uma forma mais adequada, inusitada, criativa...de instigar a interpretação de textos dos seus alunos.
E VOCÊ, que opinião tem sobre essa #VERGONHANACIONAL???
Se tiver interesse em demonstrar sua INDIGNAÇÃO, vou liberar espaço pra VOCÊ adicionar sua postagem no mosaico abaixo.
Quem sabe, unidos a gente consiga criar um movimento para reverter a triste realidade brasileira...

18 comentários:

Patricia P. Galis disse...

Nossa que horror.....nosso pais esta um caos e não vejo perspectiva de melhoras.

Silvana Haddad disse...

Patrícia:
Sou da opinião que investimento em EDUCAÇÃO é uma boa solução pra reverter essa situação caótica.
Bjs.:
Sil

chica disse...

Aqui fazem tudo apenas pra aparecer e sob os panos...Tanta sujeira, tanta podridão! Pena! beijos,chica

Calu Barros disse...

É desalentador, para dizer o mínimo, sobre essa vergonhanacional encadeada numa espiral grotesca e infinda que nos toma a cada novo acontecimento estarrecedor.No país da maquiagem, da superficialidade, tudo se move" para inglês ver", como dizia minha avó e de lá pra cá nada mudou.
Lamentável!Inquietante!Desolador!

Um abraço, Sil.
Calu

Bell disse...

Nossa Sil, que postagem forte.
Parece coisa de filme ruim, credo.
Que tristeza, vivemos em um pais onde passamos necessidades em tudo.
Violento, onde tudo acaba em pizza. Tem coisas bonitas tem, mas ultimamente só estamos vendo coisas feias.
Vamos ver no que vai dar a Copa, teremos notícias internacionais a respeito de quem veio e o que achou.
Isso é para o povo acordar e votar de forma mais consciente.

bjokas =)

Augusto Sperchi disse...

Oi Silvana! Como está?
Essa tragédia já vem sendo anunciada e não é de agora. Não é preciso um gringo vir ao Brasil para observar de perto o que vivemos diariamente. Por que só o comentário dele tem peso internacional? Você, eu e mais alguns milhões de brasileiros erguemos nossas vozes todos os dias, somos ouvidos sim, mas ignorados acintosamente. Tenho vergonha dessas marionetes que se dizem nos representar e governar em nosso nome. Eu não tenho mais representação em governo algum e nem anistiei alguém. Vinte anos será pouco para reconduzir uma sociedade inteira, deseducada, burra, alienada, corrupta etc. Incomoda-me ser deste belo e desencantado país.
Abraço!

Claudio Chamun disse...

Isto não me surpreende.
O Brasil está cada vez pior.
Muitos me chamam de anti-PT, mas eu já passei por vários governos, inclusive a ditadura. Porém, este é o Pior. É só marketing.

Histórias, estórias e outras polêmicas

☆Lu Cavichioli disse...

Oi Sil, eu vi essa notícia hoje pela manhã e fiquei mais envergonhada ainda de ser brasileira. E mais vergonhas virão quando essa maldita copa do mundo acontecer.

Nós temos um gravíssimo problema social que já vem claudicando há décadas e que envolve saúde e educação que a meu ver estão em primeiro lugar. Se este problema fosse resolvido não teríamos tanta violência e desordem nacionais como está acontecendo. Somos um país sem rumo, sem piloto... estamos à deriva...
Entendo que aqui precisa de medidas drásticas quer pelo povo como uma guera civil ou intervenção militar e também expulsar toda a corja nojenta que "comanda" e rouba a nação.

bjs amiga linda

Ellen Camargo disse...

Olá Silvana! Eu li esse artigo no UOL e achei super importante distribuir na bloguesfera, pois quem não gosta de ler sites de notícias, pode ter acesso a informação em nossas páginas. Infelizmente é a realidade do nosso país e isso me enche de vergonha. Só espero que um dia isso possa mudar. Aproveito para te desejar um ótimo feriado e deixar um convite para visitar o meu cantinho lá no blog SH, vc é muito bem vinda. Um beijão e fica com Deus.
http://blogsemh.blogspot.com.br

Marli Soares Borges disse...

Oi Sil,
Quem não desconfiava que isso iria acontecer? Visita chegando, vamos enfeitar a casa, fazer de conta que está tudo bem. No governo da mentira é essa a verdade esperada. Quanto ao professor de filosofia que malfez aquela questão, ops, eu falei professor? Sorry, me enganei. Bjs Marli

Silvana Haddad disse...

Chica:
Varrer a sujeira pra baixo do tapete, é prática comum...
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Calu:
Os anos passam e as mudanças nunca são suficientes pra melhorar esses caos nacional.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Pois é Bell:
Concordo que há muitas belezas em nosso país.
Mas, infelizmente as mazelas sociais se sobrepõem ao belo...
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Augusto:
Padecemos de um mal que parece nunca chegar ao fim.
Tudo o que você citou, faz parte do cotidiano.
E enquanto a EDUCAÇÃO foi for priorizada, veremos muitas notícias ruins sobre nosso país.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

É Claudio:
Quando a gente pensa que pode melhorar...a coisa só piora.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Lu:
Também pertenço ao time que considera a EDUCAÇÃO prioridade.
Mas, infelizmente creio que não vou viver o suficiente pra ver mudanças que realmente coloquem em prática as soluções necessárias para dar cabo dessa vergonha nacional.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Olá Ellen:
Muito obrigada pela visita, comentário e convite pra conhecer seu blog.
Em breve retribuo sua gentil visita, ok.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Marli:
É bem esse o espírito da coisa, mascarar e maquiar a sujeira, como se isso resolvesse todos os problemas.
Bjs.:
Sil

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%