Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dona de casa, esposa e mãe e...profissional!

Estou numa fase bastante reflexiva, de ponderações, (algumas indignações também), reciclagem mental, transformação, renovação,... Uma verdadeira revolução interior.
E ontem, ao me deitar fiquei pensando sobre o que diferencia trabalho & emprego.
Depois de um dia cheio de atividades – entre elas, fui pegar meu diploma, que acabou sendo mais um esplêndido presente de aniversário – sentei-me na frente do PC, acessei meu amigo Google e fui pesquisar no dicionário o significado dessas palavras. 
Eis o resultado:
  1. Emprego: Ocupação remunerada e determinada a que alguém se dedica.
  2. Trabalho: Ocupação manual ou intelectual. Lida. 
Poderia parar por aqui, pois já sabia, ou melhor, apenas confirmava o que eu havia imaginado.
Em minha opinião, trabalho é tudo aquilo que alguém faz diariamente, e no geral, ninguém nota. É quase uma obrigação, um dever diário a ser cumprido.
Por outro lado, emprego gera renda e propicia algumas satisfações.
Geralmente, homens e mulheres escolhem uma profissão da qual gostem, tenham conhecimento e habilidades para exercê-la.
Além disso, o emprego torna os indivíduos úteis para a sociedade e essa contribuição movimenta a humanidade.

Todavia, embora com todo o progresso e evolução já ocorridos nesse setor, ainda é destinado ás mulheres a famigerada dupla jornada, ou seja, tornou-se necessário elas contribuirem com as despesas da casa e também acabam trabalhando dentro do seu próprio lar, neste caso, muitas vezes sem receber o devido valor e reconhecimento.
Por mais que existam maridos que auxiliem nas tarefas domésticas, ainda assim, é pouco, perto da trabalheira que dá cuidar e manter a casa em ordem.
Se pensarmos que foi apenas a partir da década de 70, que as mulheres conquistaram um espaço no mercado de trabalho percebemos que além de recente, a atuação da mulher como profissional, ainda vem acompanhada de discriminações na ocupação de determinados cargos e também na desigualdade de salários.
Durante muitos anos, a justificativa para esses fatos, esteve centrada que era o homem quem deveria prover e sustentar a mulher e filhos. Desse modo, não havia necessidade da mulher ser remunerada com um salário equivalente ou maior do que o homem.
Entretanto, o cenário mudou e hoje em dia, isso não pode mais servir de justificativa, nem ser aceito.
As mulheres acumulam diversos papéis: dona de casa, esposa e mãe.
Ter um emprego, ganhar seu próprio dinheiro, ser independente financeiramente, ter sua competência reconhecida e valorizada, deve ser motivo de orgulho para cada uma de nós.



14 comentários:

Marli Soares Borges disse...

Olá Silvana!
Dupla jornada? É pouco. Temos mais, muito mais...
Sempre oportuna essa reflexão.
Bjs
Marli
Blog da Marli

Bell disse...

oi Sil

A dona de casa faz, faz e não recebe nada. E nem é remunerada.
As mães tb, as jornadas são duplas, exaustivas, não tem férias. Um trabalho árduo. Nem sempre reconhecido.
Mas ser mulher é isso, fazer tudo da melhor forma.

bjokas =)

Dalila Pinheiro disse...

Oi Sil,
Você escreve bem, deveria escrever muito mais!!
Nossa jornada múltipla e pouco reconhecida tem sido favorecida pela tecnologia que muito nos auxilia, do contrário não sei se seria possível..
bjs

Luma Rosa disse...

Oi, Silvana!
As mulheres que trabalham fora, acostumam mal os homens e se é dupla jornada, culpa de quem? Será que do machismo masculino ou feminino, ou por que a mulher quer tudo tão perfeito que acaba agregando tudo para ela?
A mulher não acumula o papel de mãe, esse é uma qualidade inerente à ela. Ser esposa é opção. Dona de casa, se a casa for somente dela... Acho a designação "dona de casa" errada, pois ninguém pergunta ao homem se ele é "dono de casa", já que existem alguns homens que fazem essa opção em países em que o Estado garante à ambos os sexos igualdade de direitos e salários justos. O homem nesse requisito está mais adiantado. Noutro dia meu filho riu quando alguém comentou sobre fulano ser "chefe da casa". Isso está caindo por terra - o homem não quer mais esse papel e soa bastante ridículo. Por outro lado, dona de casa é alguma coisa parecida com "doméstica", mas a nossa sociedade é tão hipócrita que até mesmo as empregadas domésticas, recebem de seus patrões outras nomenclaturas, como ajudante ou mesmo "secretária".
Sabe que não é muito bom pensar antes de dormir? Eu perco o sono!
:)
Beijus,

Rose Rabelo disse...

Oi Querida Sil,
Gostei muito do seu texto ... Faz algum tempo q. sai da casa de minha mãe e ela ficou com dois homens - meu pai e meu irmão - . Qse não acredito qdo vou visitá-la ... os meninos praticamente não ajudam, não acho certo, e sabe confesso q. qdo volto para minha casa dou graças a Deus por não ser casada, nada de dupla jornada, vou pro trabalho e qdo volto meu canto está limpinho e perfumado, assim como deixei! Pode sim ter um lado bom de ser casada, que talvez um dia eu conheça, mas curto bastante minha "solteirice", ... rsrsrs
Bjooo e obrigada por compartilhar!
http://roserabeloblog.blogspot.com.br/

Verena disse...

Achei a sua postagem sensacional, Sil
E baseada nela, resolví postar um texto que lí à algum tempo atrás.
Quanto tiver um tempinho passe por lá e veja se gosta.

Te desejo um lindo final de semana, querida
Beijinhos de
Verena e Bichinhos

Regiane Siricutico disse...

Olá Amiguxa Querida quantas saudades!!!!! Belo texto, estamos sempre equilibrando os pratos, alguns rodam mais outros menos, mas não deixamos nenhum cair kkkkkk. Vim, de agradecer os mimos que recebi, levei um susto, tinha me esquecido da brincadeira, muitas coisas lindas... Já estou preparando seu mimo tb, vou utilizar a mesma caixinha que vc mandou... "reciclagem consciente" e a natureza agradece... Obrigada pelo carinho e por tudo. Estou bem no serviço,mas tudo está indefinido ainda, mas estou aguentando bem. Tive dengue.... horríveis foram os dias sombrios com medo até na alma. Agora estou bem e me recuperando com vigor... quero voltar em breve e farei um resumão de tudo para diminuir a ausência. Que possamos estar sempre em contato.... Mil beijins e muito carinho da fanzoca de sempre... sempre e sempre. Rê

Silvana Haddad disse...

Pois é Marli:
Uma divisão totalmente injusta, né.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Bell:
E além disso tudo, constantemente as mulheres são testadas em suas capacidades, né.
Tem que ter doses extras de tolerância e paciência.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Dalila:
Quando lembro do famigerado ferro a brasa, aí sim dou valor a tecnologia, rsrsrssr.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Luma:
A nomenclatura é apenas uma forma didática para explicar e "justificar" essas coisas.
O grande problema, é manter atitudes inadequadas e esse cenário arcaico, que já não condiz mais com a realidade atual.
Se a mulher teve que sair da "zona de conforto" e enfrentar o mercado de trabalho, nada mais justo do que dividir e compartilhar as atividades do lar com seu companheiro.
Afinal ele também é o dono da casa, pai e profissional.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Rose:
Ainda hoje a história se repete, e em muitas casas é exatamente como você descreveu.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Verena:
1º quero agradecer sua gentileza.
Esse texto eu já conhecia e ele reflete exatamente o que é SER MÃE.
Dedicação praticamente exclusiva e constante.
O cuidado diário, o zelo, a atenção, ... enfim quem é mãe entende perfeitamente essa descrição.
Se dá trabalho???
Muito.
Mas em compensação o amor que recebemos, vale cada noite mal dormida, né.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Oi Rê:
UFA!!!
Já estava ficando preocupada com a demora, rsrsrsrsrs.
Gostei da ideia de reutilizar a caixinha.
Que bom que se recuperou, imagino o susto e o tremendo mal-estar.
Agora, só me resta esperar pelo seu retorno.
Bjs.:
Sil

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%