Flores chamam a atenção pela beleza, cor ou perfume.
Entretanto, algumas se destacam por sua forma diferente, chegando ao ponto de se parecer com outras figuras. Inclusive esse fenômeno da mente humana é conhecido como pareidolia (vide significado ao fim da postagem).
A espécie ao lado é rara, chama-se impatiens bequaertii (conhecida por flor-dançarina), natural do leste da África.
Abaixo, a flor-de papagaio tem o nome científico de Impatiens Psittacina e é uma prima de flores muito conhecidas no Brasil, como o beijo e a maria-sem-vergonha, são originárias da Tailândia e estão sob proteção do governo tailandês.
O formato de suas pétalas dá a aparência de um mini papagaio voando. Na verdade, uma das pétalas tem o formato de uma plataforma para o pouso de insetos que são direcionados ao interior da flor para coletar grãos de pólen e levá-los a outras flores para a sua fecundação e mais tarde frutificação.
.
Orquídea que parece uma bailarina
Caleana Major
Foi catalogada pela primeira vez pelo colecionador botânico George Caley. O exemplar original desta planta foi coletado em Bennelong Point em setembro de 1803.
Orchis Italica
Seu nome científico é Aceras anthropophorum ou Orchis itálica, porém ganhou o apelido do “man orchid” ou “naked man orchid” (“orquídea homem nu”) por seu labelo ser semelhante a um corpo humano. Essa espécie é encontrada na Europa, desde a Grã-Bretanha até ao Norte da África.
Porém, estas flores estão se tornando cada vez mais raras e com riscos de desaparecer para sempre, devido às mudanças dos seu habitat natural. Geralmente florescem em fevereiro nos países europeus e sua beleza exótica fascina desde sempre. Como são raras, elas se tornaram um grupo de plantas muito procuradas por colecionadores.
Olha só que legal essas orquídeas gêmeas, descobertas pela fotógrafa e bióloga espanhola Ana Retamero.
Anguloa Uniflora
Originária da América do Sul, lembra um bebê deitado no berço. Prefere o clima frio, úmido e sombreado, podendo ser encontrada na Colômbia, Peru, Equador e Venezuela.
Significado de Pareidolia: Substantivo feminino - Fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, florestas, líquidos, montanhas, solos rochosos, janelas embaçadas e outros objetos e lugares. Em situações simples e ordinárias, o fenômeno fornece explicações para muitas ilusões criadas pelo cérebro humano.
O fenômeno psíquico, diante de uma figura com dados aleatórios, pode variar segundo o ângulo em que é observado. Para uma pessoa comum, uma figura ou objeto assume formas diferentes conforme a capacidade criativa de associação de formas.
Fonte das imagens:
Acesso em: 31/jul/2014.
Muito interessante Sil . Adorei a orquídea que parece uma bailarina, mais uma vez Deus nos mostra sua grandiosidade através de coisas tão delicadas. Uma linda quinta feira..
ResponderExcluirOi Ju:
ExcluirTambém fiquei admirada com a delicadeza e beleza dessas flores tão diferentes.
Bjs.:
Sil
São lindas e bem diferentes mesmo!! bjs praianos,chica
ResponderExcluirValeu Chica.
ExcluirBjs urbanos, rsrsrsrs.
Sil
Flores tem o dom de me animar!!! Adorei o post, achei informativo, belo e pouco comum... :)
ResponderExcluirOlá Pandora:
ExcluirFico agradecida com tantos elogios.
Bjs.:
Sil
Oi Sil,
ResponderExcluirBom saber que esta tudo bem, essa correria do dia a dia nos pega de jeito!!
Muitas dessas flores não conhecia e fiquei encantada com a primeira, coisas criadas por Deus e nós não temos conhecimento, lindas!
bjs
Dalila:
ExcluirTambém desconhecia a maioria dessas raridades tão bonitas.
Bjs.:
Sil
Oi Sil,
ResponderExcluirQue flores exóticas e lindas!
Gostei especialmente da primeira e da última.
E agora quando eu olhar para as nuvens e enxergar um desenho,
vou me lembrar do significado de 'pareidolia'.
Bjs!
Oi Clau:
ExcluirVivendo e aprendendo, né.
Fui descobrir o significado de pareidolia, junto com essas belezuras.
Bjs.:
Sil