Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

domingo, 24 de agosto de 2014

Telefone Inteligente X Pessoas Burras


Smartphone virou vício na vida das pessoas.
Aqui em casa, digo pra minha filha, que o smartphone tornou-se extensão do braço dela e percebo que isso ocorre com 99% dos adolescentes e um outro tanto de gente.
Antes de prosseguir, vamos entender o significado do smartphone: É um termo inglês que traduzido para o português tem o sentido de "telefone inteligente."
É um celular com função de computador, com tecnologia avançada e que inclui programas executados por um sistema operacional semelhante aos computadores.
Os sistemas operacionais permitem que desenvolvedores criem milhares de programas adicionais, com diversas utilidades.
Geralmente, um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais a capacidade de conexão com redes de dados para acesso á Internet, sincronização de dados do organizador com um computador pessoal e uma agenda de contatos que pode utilizar toda a memória disponível do celular.
Sendo assim, o portador de um smartphone pode se manter conectado com o mundo durante as 24hs do dia.
E aí é que começam os problemas...e o motivo para eu ter escrito esse post.
O que era para ser utilizado por executivos, com o passar dos tempos, foi ganhando novos horizontes e atingindo os mais diversos tipos de público (principalmente os adolescentes).
Em decorrência ao acesso fácil e rápido a Internet, devido a disponibilidade de zonas de Wi-Fi em escolas, universidades, shoppings centers, bares e demais locais públicos, a proliferação dos smartphones ocorreu em larga dimensão.
O que poderia ser usado para beneficiar os estudos - por exemplo - deu lugar a outros usos e costumes, nem tão úteis como o previsto inicialmente.
O que vemos hoje é o mau e indiscriminado uso desse aparelinho, que pelo visto, veio pra ficar. A moda pegou e a tendência é permanecer e ganhar cada vez mais espaço na vida das pessoas.
Entretanto, o desequilíbrio social gerado por uma prática intensa dos recursos disponíveis pelo smartphone na vida dos adolescentes, acarreta um comportamento considerado pela maioria dos psicólogos, como prejudicial ao desenvolvimento saudável.
Além disso, o uso descontrolado pode comprometer a integridade e a segurança dos adolescentes.
Um click e...tudo pode desmoronar, devido a exposição excessiva e sem nenhuma cautela ou precaução.
Inclusive já existe uma nova doença catalogada e chamada de NOMOFOBIA.
Sendo assim, moderação é a palavra de ordem para evitar cometer excessos, com esse objeto que vive ao alcance de suas mãos em tempo integral...

16 comentários:

Lindalva disse...

Uma postagem importante e bem esclarecedora. Bom dia amiga. Continuo lambendo ainda as feridas pela passagem do meu paizinho, mas o senhor chamado TEMPO me avisou que a vida quer queiramos ou não CONTINUA, assim venho te convidar para a Festa de Encerramento do 9º Pena de Ouro. Você faz parte desta festa e também responsável para que eu continuasse minha caminhada. Desculpe ser um convite SPAM, mas o que estou te dizendo é o mesmo para quem eu quero que esteja neste momento comigo, tu uma destas pessoas, seja blogueiro que eu tenha abraçado no pessoal ou não, mas que sinto aqui dentro do coração real. Te espero no Ostra. Beijos n’alma!

http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br

Anne Lieri disse...

Silvana, uma grande verdade esse vicio das pessoas que podemos detectar ao sair ás ruas. Todo mundo falando ou teclando ao celular. Não há mais diálogo entre as pessoas,nem numa mesa de restaurante. Fica cada um conectado ao seu celular. Excelente texto! bjs,

Bell disse...

oi Sil,

concordo com a Anne, e isso me deixa brava rs...
As pessoas estão do seu lado e só ficam mexendo no celular e eu não tenho paciência para dividir atenção com tecnologia.
Tudo que é demais não é bom.
Hj se a pessoa sai de casa sem celular se sente pelada,fica desorientada e triste aff...

bjokas =)

www.elianedelacerda.com disse...

Virou um vício mesmo!
As pessoas quase não se comunicam mais uma ao lado da outra, só por aparelhos e quase nem ouvimos mais a voz dos amigos, só através da tecnologia avançada....
bjus
http://www.elianedelacerda.com

Meire disse...

Oi Silvana,

tudo que é demais é prejudicial, mas sou otimista, acho que
logo todos irão se enjoar dessa tralha toda.

Bejim.

Silvana Haddad disse...

Olá Lindalva:
Bom saber que está se readaptando e conseguindo superar a dificuldade desse momento de perda irreparável.
Estarei presente na festa, pode aguardar minha visita.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Infelizmente Anne:
A cada dia o contato pessoal se esvai...
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Ai Bell:
Eu também não tolero dividir atenção com a tecnologia, rsrsrsrs.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Elyane:
É uma tendência que chegou e atrapalhou a vida da maioria das pessoas.
Uma lástima...
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Meire:
Quisera ter seu otimismo.
Mas, acho que essa moda veio pra ficar...
Bjs.:
Sil

Beth/Lilás disse...

Silvana,
Você tem toda razão na sua observação sobre este fato que está se tornando algo corriqueiro, mas ainda ao meu ver, uma coisa meio de doido.
Imagine você que, até em shoppings já vi gente postando e andando, uma coisa ridícula, pois se você vai até um lugar desses é para comprar ou olhar vitrines, não consigo entender esta histeria humana.
E olha, tenho um smartphone super bacana, mas não ando com ele nas mãos pelas ruas, acho isso coisa de criança ou gente que quer aparecer. Pelo contrário, quando quero falar com alguém, vou a um lugar fechado, nunca falo nas ruas, isto é pedir para ser roubado, depois reclamam.
um abraço carioca


Verena disse...

Este vício é terrível, Sil
Dia destes, fui ao médico e para meu espanto o senhor Doutor não largava o celular
Respondia emails, mandava mensagens e por aí vai...
Por pouco não me levantei!
Achei o fim!
Um beijinho carinhoso de
Verena e Bichinhos

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Sil
Tenho medo de perder o meu pois dados pessoais ficam neles com toda clareza...
Acabo não levando-o a alguns lugares no cotidiano que não me serviria pois como vou ousar caminhar no calçadão (como vejo tantos e tantas) perdendo uma vista lindíssima ao meu redor pra me relaxar e ficar bisbilhotando se já veio e-mail, se tem watsapp... etc...
Preciso ser inteligente pra apreciar a vida que passa num relâmpago... rs...
O que é pra ser uma emergência torna-se substituto de fraternidade...
Bjm fraterno

Silvana Haddad disse...

Pois é Beth:
Essa mania tomou conta da vida das pessoas, que ensandecidas pela moda, esqueceram da importância das relações humanas.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Nossa Verena:
Acho que se fosse comigo, eu fazia o "DR." engolir o celular, rsrsrsrsr.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Exatamente isso Rosélia:
As pessoas trocaram a utilidade desse "aparelinho."
O que era pra ser um mero acessório, tornou-se a prioridade na vida das pessoas.
Bjs.:
Sil

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%