Em recente conversa com meu marido - antes da votação - falei a ele que quem decide quais serão os governantes de nosso País, é justamente a classe que menos tem acesso a informação sobre política.
Seja por falta de interesse, por falta de oportunidade ou por qualquer outro motivo, são aqueles que pertencem a classe social mais baixa da população, que detêm a decisão dos rumos da nação.
E escrevo isso, porque é sabido que para a classe alta, pouco ou nada influi quem ganha uma eleição, afinal essa camada já tem garantida sua situação financeira.
Entretanto, para as demais classes sociais é notável e de extrema importância o resultado das eleições, para a mudança no futuro e destino do País.
Atualmente,
a estratificação das classes sociais segue a convenção baixa, média e alta,
sendo que as duas primeiras designam o estrato da população com pouca
capacidade financeira, tipicamente com dificuldades econômicas, e a última
possui grande margem financeira.
A classe
média é, portanto, o estrato considerado mais comum e mais numeroso, que,
embora não sofra de dificuldades, não vive propriamente com grande margem
financeira. Nota-se, porém, que, nos países de Terceiro Mundo, a classe média é
uma minoria e a classe baixa é a maioria da população.
Fonte:
Acesso em:
06/out/2014.
Porém, a decisão recai nas mãos daqueles desfavorecidos não só financeiramente, como também com total falta de discernimento sobre o que é realmente fundamental para uma vida digna.
Para quem faz diferença, que são as classes atingidas pela política nacional - média e baixa - seria preciso que as regiões dominadas pela pobreza, tivessem a informação necessária para decidir o voto baseado nos direitos de cidadão, previstos na Constituição, e não apenas atrelar a escolha aos "benefícios" sociais que o governo insiste em dar para se manter no Poder.
Sendo assim, de nada adianta alguns poucos terem consciência na hora de votar - classe média - se quem define o destino da Nação, é a maioria que pertence a uma classe social sem capacidade para distinguir "lobos em pele de cordeiro".
Em uma comparação - que chega a ser grotesca - nos Estados Unidos, a população de classe baixa, tem renda anual de U$ 15.000,00, o que corresponde a R$ 2.250,00 por mês.
Quando iremos ver algo semelhante a essa renda aqui no Brasil???
Na minha opinião somente quando houver uma mudança racional e radical na forma de governo. Caso contrário, continuaremos a ver nas manchetes dos jornais, a corrupção, o desvio de dinheiro e a impunidade imperando e dominando a política nacional.
Olá menina,
ResponderExcluirVocê está certa, infelizmente a maioria das pessoas não tem acesso as informações necessárias para votar com consciência, e às vezes até as que tem não o fazem por sei-lá que nome dá.
No domingo, estava indo votar, liguei pra uma pessoa que eu julgava "bem informada", e tomei o susto quando ela me disse que não lembrava os nomes dos candidatos que havia votado, somente os números. Oi?! Como assim?! Logo Você?! - E depois com os resultados, pude observar que infelizmente, muitos votaram assim também, naquele "deixa como está".
Acho que o nosso país precisa de uma "injeção de cidadania" desde o berço, porque se continuar do jeito que está não sei onde irão parar as próximas gerações.
Boa semana, beijos
Depois que vi que o Tiririca ganhou percebi que tudo é uma grande palhaçada.
ResponderExcluirO povo está escolhendo a mesmice, então pra que os protestos que foram feitos e afetaram tanto o Brasil?
Pensando sinceramente se tiver mais, sair nas ruas com uma placa Bando de trouxas rs...
Estou revoltada, houve tanta reclamação e no final tudo caminha para a mesmice.
bjokas =)
Oi amiga. bom dia..
ResponderExcluirRealmente é muito triste vermos o nosso país regredindo... tenho o mesmo pensamento que vc, pessoas menos favorecidas ou sem acesso a informações como nós, não tem noção do caos que está o Brasil, e acabam "se vendendo" por míseros reais, uma dentadura, um saco de cimento... Só Deus para ter misericórdia de nós e nos guardar...
Depois o povo reclama... não sabem escolher seus governantes!
Um bjinho...
Oi Sil! Uma grande verdade nesse texto! E como a Bell falou do Tiririca tb me veio á mente que quem mais assiste o horário politico são as classes menos favorecidas e o numero dele era bem facil: 2222...fazer o que? Lamentável,de fato! bjs,
ResponderExcluirOi, Sil!
ResponderExcluirVerdade...infelizmente a miséria é grande e numerosa e a comercialização de votos é uma triste realidade.
E ainda, todos os candidatos se privilegiam da falta de cultura que grassa entre o povo brasileiro.
E é por isso que não se investe em educação... é mais fácil dar peixe, do que ensinar a pescar...
Abração
Jan
Informação é a base de tudo!
ResponderExcluirNa ultima eleição para prefeito o que ganhou aqui na cidade deixou muitas pessoas descontentes, e dai você perguntava e a resposta era: "ele não irá fazer isso na minha rua" ou "não irá fazer aquilo". Dai eu dizia: Perai! O prefeito tem que ser bom para a cidade e não para cada pessoa! Muitas vezes o que é bom para o coletivo é ruim para mim, mas vivemos em comunidade e dependemos disso! E é isso que o povo não pensa... será que eles pensam em quem é melhor para o Brasil? Ou estão votando naquele que é bom somente para ele?
Abraços!
verdade flor! :/ temos que tentar mudar com pequenas atitudes diárias!
ResponderExcluirwww.bymanuelarodrigues.com
Porque que os governantes não se importam com o estudo no Brasil?
ResponderExcluirPovo esclarecido pra que?? povo sem cultura é muito mais fácil de enrolar e manipular! Assim os candidatos se favorecem com a falta de cultura do povo!
Beijos
Amara
Sil,
ResponderExcluirtua clara fotografia das situações que vivemos demonstra o quanto temos de continuar acreditando que uma mudança é possível ainda mais agora que esta ferramenta nos possibilita a voz audível de nossas prerrogativas e clamores justos.Também não creio na postura de nossos governantes atuais ou futuros, mas creio na possibilidade de crescimento da consciência e do empenho da população em fazer valer os valores democráticos que queremos e merecemos.
Acho mesmo que as urnas estão dando nosso recado, precisamos confirmá-lo no 2ª turno.Nenhum partido me representa e, sim, a democracia.
Obrigada pelo carinho da indicação, viu!
Boa semana.Bjkas,
Calu