Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

ILUSÃO

Em recente conversa com meu marido - antes da votação - falei a ele que quem decide quais serão os governantes de nosso País, é justamente a classe que menos tem acesso a informação sobre política.
Seja por falta de interesse, por falta de oportunidade ou por qualquer outro motivo, são aqueles que pertencem a classe social mais baixa da população, que detêm a decisão dos rumos da nação.
E escrevo isso, porque é sabido que para a classe alta, pouco ou nada influi quem ganha uma eleição, afinal essa camada já tem garantida sua situação financeira.
Entretanto, para as demais classes sociais é notável e de extrema importância o resultado das eleições, para a mudança no futuro e destino do País.

Atualmente, a estratificação das classes sociais segue a convenção baixa, média e alta, sendo que as duas primeiras designam o estrato da população com pouca capacidade financeira, tipicamente com dificuldades econômicas, e a última possui grande margem financeira.
A classe média é, portanto, o estrato considerado mais comum e mais numeroso, que, embora não sofra de dificuldades, não vive propriamente com grande margem financeira. Nota-se, porém, que, nos países de Terceiro Mundo, a classe média é uma minoria e a classe baixa é a maioria da população.
Fonte:
Acesso em: 06/out/2014.
Porém, a decisão recai nas mãos daqueles desfavorecidos não só financeiramente, como também com total falta de discernimento sobre o que é realmente fundamental para uma vida digna.
Para quem faz diferença, que são as classes atingidas pela política nacional - média e baixa - seria preciso que as regiões dominadas pela pobreza, tivessem a informação necessária para decidir o voto baseado nos direitos de cidadão, previstos na Constituição, e não apenas atrelar a escolha aos "benefícios" sociais que o governo insiste em dar para se manter no Poder.
Sendo assim, de nada adianta alguns poucos terem consciência na hora de votar - classe média - se quem define o destino da Nação, é a maioria que pertence a uma classe social sem capacidade para distinguir "lobos em pele de cordeiro". 
Em uma comparação - que chega a ser grotesca - nos Estados Unidos, a população de classe baixa, tem renda anual de U$ 15.000,00, o que corresponde a R$ 2.250,00 por mês.
Quando iremos ver algo semelhante a essa renda aqui no Brasil???
Na minha opinião somente quando houver uma mudança racional e radical na forma de governo. Caso contrário, continuaremos a ver nas manchetes dos jornais, a corrupção, o desvio de dinheiro e a impunidade imperando e dominando a política nacional.
AVISO: Para ler mais um post sobre o mesmo assunto, acesse o blog da amiga CALU.

9 comentários:

Jack Lins disse...

Olá menina,
Você está certa, infelizmente a maioria das pessoas não tem acesso as informações necessárias para votar com consciência, e às vezes até as que tem não o fazem por sei-lá que nome dá.
No domingo, estava indo votar, liguei pra uma pessoa que eu julgava "bem informada", e tomei o susto quando ela me disse que não lembrava os nomes dos candidatos que havia votado, somente os números. Oi?! Como assim?! Logo Você?! - E depois com os resultados, pude observar que infelizmente, muitos votaram assim também, naquele "deixa como está".
Acho que o nosso país precisa de uma "injeção de cidadania" desde o berço, porque se continuar do jeito que está não sei onde irão parar as próximas gerações.
Boa semana, beijos

Bell disse...

Depois que vi que o Tiririca ganhou percebi que tudo é uma grande palhaçada.
O povo está escolhendo a mesmice, então pra que os protestos que foram feitos e afetaram tanto o Brasil?
Pensando sinceramente se tiver mais, sair nas ruas com uma placa Bando de trouxas rs...

Estou revoltada, houve tanta reclamação e no final tudo caminha para a mesmice.

bjokas =)

Cristi@ne disse...

Oi amiga. bom dia..
Realmente é muito triste vermos o nosso país regredindo... tenho o mesmo pensamento que vc, pessoas menos favorecidas ou sem acesso a informações como nós, não tem noção do caos que está o Brasil, e acabam "se vendendo" por míseros reais, uma dentadura, um saco de cimento... Só Deus para ter misericórdia de nós e nos guardar...
Depois o povo reclama... não sabem escolher seus governantes!
Um bjinho...

Anne Lieri disse...

Oi Sil! Uma grande verdade nesse texto! E como a Bell falou do Tiririca tb me veio á mente que quem mais assiste o horário politico são as classes menos favorecidas e o numero dele era bem facil: 2222...fazer o que? Lamentável,de fato! bjs,

JAN disse...

Oi, Sil!
Verdade...infelizmente a miséria é grande e numerosa e a comercialização de votos é uma triste realidade.
E ainda, todos os candidatos se privilegiam da falta de cultura que grassa entre o povo brasileiro.
E é por isso que não se investe em educação... é mais fácil dar peixe, do que ensinar a pescar...

Abração
Jan

Karina disse...

Informação é a base de tudo!

Na ultima eleição para prefeito o que ganhou aqui na cidade deixou muitas pessoas descontentes, e dai você perguntava e a resposta era: "ele não irá fazer isso na minha rua" ou "não irá fazer aquilo". Dai eu dizia: Perai! O prefeito tem que ser bom para a cidade e não para cada pessoa! Muitas vezes o que é bom para o coletivo é ruim para mim, mas vivemos em comunidade e dependemos disso! E é isso que o povo não pensa... será que eles pensam em quem é melhor para o Brasil? Ou estão votando naquele que é bom somente para ele?

Abraços!

Unknown disse...

verdade flor! :/ temos que tentar mudar com pequenas atitudes diárias!

www.bymanuelarodrigues.com

Amara Mourige disse...

Porque que os governantes não se importam com o estudo no Brasil?
Povo esclarecido pra que?? povo sem cultura é muito mais fácil de enrolar e manipular! Assim os candidatos se favorecem com a falta de cultura do povo!
Beijos
Amara

Calu Barros disse...

Sil,
tua clara fotografia das situações que vivemos demonstra o quanto temos de continuar acreditando que uma mudança é possível ainda mais agora que esta ferramenta nos possibilita a voz audível de nossas prerrogativas e clamores justos.Também não creio na postura de nossos governantes atuais ou futuros, mas creio na possibilidade de crescimento da consciência e do empenho da população em fazer valer os valores democráticos que queremos e merecemos.
Acho mesmo que as urnas estão dando nosso recado, precisamos confirmá-lo no 2ª turno.Nenhum partido me representa e, sim, a democracia.

Obrigada pelo carinho da indicação, viu!
Boa semana.Bjkas,
Calu

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%