Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CARNIS LEVALE - #QUINTASILUSTRADAS

O carnaval é uma festa popular que surgiu na Antiguidade com intuito de celebrar os deuses pagãos e a natureza. Foi reconhecida pela igreja e incluída no calendário cristão depois de muitos séculos, sendo até hoje comemorada no mundo inteiro. Possui características diferentes em cada país que o festeja.
A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. O significado está relacionado com o jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de enquadrar uma festa pagã.
O carnaval comemorado no Brasil sofreu influência de uma festa de rua, de origem portuguesa, o entrudo, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. Porém, a comemoração também passou por mudanças por causa do folclore indígena e a cultura africana, trazida pelos escravos. Todos esses fatores culturais construíram um carnaval distinto em cada parte do Brasil. O Rio de Janeiro é famoso pelos desfiles das escolas de samba, na Bahia os trios elétricos atraem milhões de foliões todos os anos, em Pernambuco o festejo é comemorado com os famosos bonecos gigantes de Olinda e em outros estados, como Minas Gerais, o carnaval de rua é o mais popular.
O carnaval de Pernambuco é um dos mais tradicionais do Brasil. Os bonecos gigantes, conhecidos como bonecos de Olinda, são marca registrada da folia.**
Carnaval de Pernambuco e Bahia. O carnaval pernambucano, especialmente em Olinda e Recife, é um dos mais animados do país, e essa característica cresceu paralelamente à extinção do carnaval de rua na maior parte das cidades brasileiras, por causa do desfile das escolas de samba. As principais atrações do carnaval pernambucano — cujos bailes também são os mais animados — são, na rua, o frevo, o maracatu, as agremiações de caboclinhos, a imensa participação popular nos blocos (reminiscências modernizadas dos antigos "cordões") e os clubes de frevo. Em Recife e Olinda os foliões cantam e dançam, mesmo sem uniformes ou fantasias, ao som das orquestras e bandas que fazem a festa. Os conjuntos de frevo mais animados são os Vassourinhas, Toureiros, Lenhadores e outros. 
Lembrando, pela cadência, os velhos ranchos, os maracatus estão ligados às tradições afro-brasileiras. Já os caboclinhos constituem outro tipo de agremiação folclórica, cujos desfiles são apenas vistos e aplaudidos. 
A outra cidade em que a participação popular é costumeira, e onde todos cantam, dançam e brincam é Salvador. Uma invenção surgida na década de 1970 e que, à diferença do frevo, conseguiu contagiar outros estados e cidades, foi o trio elétrico — um caminhão monumental no qual se instalam aparelhos de som, equipados com poderosos alto-falantes que reproduzem continuamente as composições carnavalescas gravadas.
Fontes:
Acesso em: 12/fev/2015.

8 comentários:

Lindalva disse...

Querida Sil Hoje mais um aniversário de Renascimento da Ilha você fará a Sereia Feliz aparecendo no Salão Azul para ajudar a apagar as velinhas e traga seus amigos, todos serão bem vindos. Beijos no coração.

Bell disse...

Oi Sil

Não gosto muito deste novo modelo de carnaval, apresentado hj.
Prefiro as marchinhas, e blocos de ruas, e esses bonecos lindos que dão aquela alegria.

bjokas e um ótimo feriadão =)

Cláudia Forte disse...

claudiaforte.zip.net

Boa noite!!! PASSADINHA PARA DESEJAR UM MARAVILHOSO CARNAVAL!!! Um Grande BEIJO =)

Toninho disse...

Um belo histórico do nosso carnaval Silvana..
Eu ainda saudosista dos carnavais de clube sem muita violência.
Até o cheirinho da lança perfume não era discriminado.
Sinto saudades daqueles carnavais.
Hoje convivo aqui com este carnaval maluco de Salvador, e vejo como ele vem mudando, perdendo a característica de povo, para os grandes e luxuosos camarotes.
Ainda resta no centro histórico um carnaval das marchinhas que tem arrastado muita gente, por ser mais tranquilo. Além de disso os dois circuitos que pegam fogo um na orla e outro no centro com aproximados 2 milhões de pessoas. Uma loucura geral, que não tem policia que possa controlar um numero deste.
Mais ficou bela sua postagem do carnaval e sua historia.
Um abração neste feriadão e tudo de bom amiga.
Bom final de semana.

Lucinha disse...

Silvana,

Não sei o que fiz que, perdi o comentário anterior.
Acho uma festa muito bonita, mas não gosto de carnaval. Quando morava no Brasl, aproveitava pra viajar e descansar.
Muito bom aprender sobre tudo, principalmente no que fala da cultura brasileira.
Beijos

Meire disse...

Oi Silvana,

que belo post, adorei saber mais sobre o carnaval e sempre fantasiei e curti muito.
O carnaval de Olinda foi o mais divertido e bonito que já vi.

Bejim.

Lindalva disse...

Bom dia flor do dia. O Carnaval real passou, mas na Ilha só se encerra sábado (21/02) kkkkk, pois é no neste mundo irreal podemos fazer e acontecer e, como muitos haviam viajado ou estavam sem net a Sereia decidiu fazer esta surpresa para que a festa ficasse completa com todos os seus poucos, mas bons amigos. Beijos no coração – E VAMOS QUE VAMOS!
http://festa-na-ilha2.blogspot.com.br/p/blog-page_29.html

Dra. Cristiane Grande Jimenez Marino disse...

Oi Sil, que bonito seu panorama do Carnaval.
Embora eu não aprecie essa festa, gosto de ver o folclore e a cultura popular que se expressa nos lugares mais remotos, longe das grande cidades.
Bjs

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%