Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

quarta-feira, 25 de março de 2015

A influência das cores no layout do blog - #AARTEDEBLOGAR

Você sabia que as cores causam diferentes sensações?
Existem diversas Teorias sobre esse assunto, eu tomei por base a Teoria das Cores e o Disco de Newton, para escrever esse post.
O 1º aspecto a ser levado em consideração, com certeza, é a harmonização das cores utilizadas em seu blog, que devem estar em plena sintonia com o conteúdo e a mensagem principal que VOCÊ deseja transmitir.
Cores quentes, como o vermelho e laranja, estão associadas à sensação de agitação e euforia. Portanto, acabam causando um desconforto visual, quando usadas em destaque. Eu já vi blogs com fundo vermelho e a sensação é bastante desagradável e cansativa. Geralmente não se permanece por muito tempo num local com excesso de estímulos sensoriais. Se, além disso, ainda houver muitas informações e imagens, a poluição visual está completa e seu layout estará prejudicado.
Por outro lado, as cores chamadas frias, como o azul, lilás, violeta e suas nuances, estão associadas a ambientes calmos, que transmitem sossego e tranquilidade.
Geralmente as meninas optam por cores relacionadas ao Pink  - Rosa  -  Magenta.
Entretanto não devem esquecer de usar com muito cuidado, evitando os excessos. O ideal é usar apenas para dar destaque e não como ponto principal do layout.
Vejamos agora o significado das cores utilizadas na Internet:
BRANCO: transmite a sensação de paz, organização e agilidade. Dentre todas as cores é a que possui maior leveza.
PRETO: é estimulante para as demais cores, e se harmoniza muito bem com elas. É normal vermos conotações negativas para a cor, porém, sua conformidade e anatomia indiferenciadas fazem dela um padrão para diversas situações. A cor preta gera um ótimo contraste se usadas com cores brilhantes.
Para uma boa reprodução de imagens, é bom utilizar um preto sólido, estabelecendo o limite da variação tonal.
VERMELHO: como já dito anteriormente, simboliza euforia e agitação. Também está correlacionada ao amor, paixão, força, energia. Por outro lado, tem seus pontos negativos, pois pode significar também guerra e raiva.
AMARELO: É considerada uma cor incandescente, e imediatamente associada ao sol nos remete a associações como: verão, vida, serenidade, colheita, ouro e inovação. O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. Seu uso é indicado para a indicação de janelas ativas, ou para indicar páginas em construção.
VERDE: Cor universal da natureza, atualmente está muito associada a temas ecológicos. É a cor da sustentabilidade e da ecologia. Os ambientes que utilizam um tom de verde-claro são capazes de promover o estado de paz, mas se utilizado em excesso pode passar uma aparência doentia, fato este comprovado cientificamente.
AZUL: É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É capaz de transmitir a sensação de espiritualidade, paz, estabilidade, espaço, mas também pode transmitir a sensação de frio, melancolia, depressão, mistério, obscenidade e conservadorismo. Os cientistas acreditam que ela tem um grande potencial de relaxamento e tranquilidade para as pessoas. É uma ótima cor para ser usada como cor de fundo, pois tem grande qualidade de expansão e profundidade infinitas.
LARANJA: é uma cor quente, sendo a mistura exata entre o amarelo e o vermelho. É uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade. É a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. Simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. É também a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança.
Pronto, agora com essas informações a sua disposição, VOCÊ pode conferir se o esquema de cores do seu blog está em equilíbrio com o layout.


4 comentários:

Debby disse...

Oi Silll
realmente o colorido tem seu lugar.
mas me diz:
é para comentar aqui ou no face ???
Kkkkkkk
Bjs

chica disse...

Gosto muito das cores e vale saber misturá-las! bjs, chica

Jô Turquezza disse...

Eu sou pintora de telas, uso todas as cores e suas nuances.
Não penso no seu significado e sim na harmonia.
E, na pintura, tem gostos diferentes .......
E eu gosto disso.
E vamos colorir o mundo ......... ele está precisando, né?
joturquezzamundial
Beijos.

Bell disse...

Gostei das dicas, eu uso muito vermelho nas minhas postagens rs...
bjokas =)

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%