Era uma vez, 2 simpáticas senhoras apaixonadas, que ao demonstrarem o amor que nutrem entre si, com um simples beijo na boca, causaram uma tremenda e desnecessária polêmica.
Convenhamos que beijar na boca em pleno século XXI, deveria ser considerado um ato banal.
Até porque, a cena em questão ocorreu numa novela e foi protagonizada por 2 das melhores e mais talentosas atrizes do cenário nacional.
Mas aí, o que poderia ser apenas mais uma cena novelística, tornou-se um viral nas redes sociais, com campanhas e manifestos para a retirada da novela do ar.
O País se dividiu entre fanáticos religiosos, que pregam pela moral e bons costumes e o restante da humanidade que não vê nada demais na cena e não a considera imoral ou indecente.
Sobre isso, Fernanda Montenegro deu uma declaração: "Todos temos o direito de nos posicionar. Não tiro o direito de ninguém. O problema é a radicalização desse pensar e no que ele pode se transformar. É a caça as bruxas, de todos os lados."
Na verdade a caçada deveria ser contra o preconceito: seja ele por conta dos conceitos de beleza impostos pelos padrões sociais, seja por causa da relação entre 2 pessoas idosas ou mesmo pela relação homofóbica vivida pelas personagens (aliás tal relação já teve seu direito juridicamente reconhecido e portanto não deveria causar espanto).
Além de tudo isso, espantoso, imoral, inaceitável, abominável, indecente, escabroso, indecoroso, vergonhoso...é o atual governo, isso sim é motivo para causar pânico na população.
Entretanto, o Brasil parece que ainda vive a base de pão e circo, e quando a tenda está armada, os sentidos se desarmam...
E quando perdemos o olhar crítico e a nitidez dos fatos, só mesmo apelando para a célebre frase de outro personagem da teledramaturgia - Odorico Paraguaçu - interpretado por Paulo Gracindo: "A ignorância é que atravanca o progresso."
Olá Silvana,
ResponderExcluirMuito pertinente sua psotagem.
Não conheço a novela, porque estou aqui em Portugal, mas, talvez daqui a pouco chegue aqui, espero bem, porque, a não ser que tenha percebido mal, ainda por cima é com a Fernanda Montenegro que amo de paixão.
Mas, aqui em Portugal, em que o casamento entre pessoas de mesmo sexo já foi aprovado (agora a batalha é pela adoção por parte desses casais), o tema já tem sido abordado nas produções nacionais.
A hipocrisia da sociedade, infelizmente, é muito grande. E para além disso, eu nunca entendi as polémicas doentias que se formam por "dá cá aquela palha", ou seja: por nada. Que, agora as redes sociais, ainda vieram proporcionar meio de alimentar ainda mais. A sensação que tenho é que há uma necessidade das pessoas., de buscarem algo a que se prenderem, para esquecer suas próprias vidas.
bj amg
oi Sil
ResponderExcluirO que choca na verdade não é o ato, mas as coisas que estão entrando dentro da nossa casa, vc liga a TV só tem coisa ruim, desastres, tragedias, tudo liberalmente aceito.
O ato de beijar o sexo oposto é o menor dos problemas apresentados na TV.
bjokas e um lindo fds =)
O que me choca é o tema apresentado por essa novela. Onde o dinheiro mata, corrompe, destrói os valores da família , muda o caráter das pessoas, compra tudo e vence tudo.
ResponderExcluirConcordo com a opinião da Juliana Rosa, mas tenho que admitir que não aderi à nenhum boicote à novela ou aos patrocinadores simplesmente porque não assisto novela.
ResponderExcluirMeu tempo é muito precioso e raro para gastar com coisas que não vou me enriquecer. Acho lamentável que a igreja cristã gaste tempo com boicotes à novelas, uma vez que já deveria estar implícito que se somos cristãos devemos nos abster das coisas desse mundo. Temos itens muito mais importantes que deveriam ser pauta das igrejas hoje em dia do que isso.
Quem gosta, fica à vontade e assiste. Assim, vivemos em uma democracia.
Bj e fk c Deus.
Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br
Belo post. Concordo com voce. Em minha opinião, quem nao quer ver , mude de canal. Desligue a TV. A TV não tem obrigação de educar, de ensinar. Quem educa e ensina é pai e mãe. Só acrescentaria que acho um pouco excessivo a importancia que a mídia dá para essa questão, fazendo muitas vezes, através desta importancia, o marketing da novela.
ResponderExcluirEu não assisto novelas, Silvana, então vivo meio à parte das polêmicas que as envolvem. Seja como for, acho excessivas as cenas de beijos, sejam entre quem for, casais heteros ou homos, jovens ou velhos. Uma ou outra cena, vá lá... mas são demasiadas, muito apelativas e me desagradam pelo excesso.
ResponderExcluirAbraço!
Silvana, primeiramente, quero te parabenizar de pé e aplaudir por ser das poucas blogueiras que têm a coragem de dar a cara a tapa e discutir temas polêmicos.
ResponderExcluirAfinal, é muito mais fácil só "falar das flores", não é mesmo?
Só que não dá para ignorar os espinhos.
Falar sobre os direitos jurídicos e alertar sobre o preconceito com fanáticos religiosos cegos por ele é algo inatingível. Infelizmente convivo com muitos e a desculpa é sempre a mesma "destruição da família".
Curiosa, no mínimo, essa desculpa, afinal, o que eu mais vejo "destruindo" as famílias (inclusive aconteceu com uma pessoa da minha) são pessoas que cometem adultérios e não vemos pastores pregando fervorosamente contra os adúlteros no púlpito.
Por que será?
Será que traição, falta de caráter, isso sim, se tornou "natural?"
Nunca vi nenhum homossexual "destruindo famílias", ao contrário, vejo construindo, adotando crianças que os da orientação sexual dita "natural" joga no lixo.
Eu me revolto com esse tipo de pensamento e sou super a favor das Igrejas Inclusivas, essas sim, estão fazendo um lindo trabalho pela humanidade.
Beijos e bom fim de semana.
Rivotril com Coca-Cola
Meu blog: claudiaforte.zip.net
ResponderExcluirOlá minha linda! Meu posicionamento pode até soar homofóbico, mas não sou contra nenhuma demonstração de afeto entre duas pessoas seja um casal hétero ou homossexual. O fato é que eu sou a favor da família tradicional, com a moral e os costumes antigos. O que eu acho é que não precisa dessa exposição dessa forma, como a novela trás. É muito escrachado e de certa forma desnecessário, não precisa ser como um comprimido enorme tomado sem água, simplesmente empurrado goela abaixo das pessoas. Assim como ninguém é obrigado a assistir um casal heterossexual fazendo sexo em rede nacional como é exposto no Big Brother Brasil logo depois da novela, simplesmente por ser um homem e uma mulher. Não é porque virou fato social que todo mundo tem que tomar conhecimento dos fatos dessa forma.
Te desejo uma linda noite de sábado e um domingão abençoado!!!
Na verdade, e essa é uma verdade pra mim, claro, é que as pessoas se incomodam com coisas que tem mais relação com as coisas que incomodam a mente dela do que o que fazem diferença na vida, de fato....
ResponderExcluirA cama dos outros, ou seja, quem as pessoas amam e desejam, se não for pedofilia, dificilmente deveria incomodar os outros.
mas incomoda muuuuuuuuito. Tem gente que não só agride com palavras, como agride fisicamente o objeto desse seu incômodo.
Deviam por esse povo pra passar o dia no campo com uma enxada na mão pra ver se o sol derrete tanta bobice porque com palavras, argumentos e exemplos, parece que está cada dia mais difícil....