Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

domingo, 8 de março de 2015

Espelho, espelho meu...#BC

É incrível que em pleno século XXI, ainda estamos bem longe de acabar com um mal que atinge muitas mulheres no mundo todo: A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, tema proposto pela Norma, para a BC em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Mesmo com a criação da LEI Nº 11.340/2006, os dados ainda são alarmantes:
As agresões domésticas tem as maiores taxas - 71,8%;
Enquanto as agressões públicas são de 15,6%;
Na maioria dos casos, o agressor é o próprio parceiro - 65%;
O alcolismo está dentre as causas das agressões - 28%;
O maior obstáculo para denunciar é o medo - 74%.

Eu ainda incluiria um aspecto a mais no rol da violência contra a mulher: o padrão de beleza imposto pela sociedade, que leva muitas mulheres a estragar sua natularidade.
Por estarem insatisfeitas com sua aparência, vivem em constante busca de um corpo perfeito, recorrem a cirurgias plásticas, regimes grotescos, exercícios físicos extenuantes, na ânsia de ser aceita e ficar de bem com o espelho...
Muito mais do que a beleza física, para reverter o atual quadro, é preciso investir em educação, pois somente assim é possível mudar esses resultados escabrosos de violência contra a mulher.

Se os países avançados e com boa educação ocupam as últimas posições, isso constitui um sinal evidente de que a educação tem tudo a ver com a questão da violência de gênero. Não basta que o país seja apenas economicamente forte. Ser rico não basta. Alguém pode ser rico, mas ignorante. É preciso ser rico e bem educado para se alterar o quadro de violência contra as mulheres.
Um trecho da Lei Maria da Penha (que foi mencionada acima):

TÍTULO II - DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER
CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 5o  Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:
Art. 6o  A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos.
CAPÍTULO II - DAS FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E 
FAMILIAR CONTRA A MULHER
Art. 7o  São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:
I - a violência física, entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;
II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;
III - a violência sexual, entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos;
IV - a violência patrimonial, entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades;
V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
mujeresstencil1

16 comentários:

pensandoemfamilia disse...

Oi querida
Grata por sua adesão e trazer informações que reforçam o quanto precisamos nos unir para reverter está questão social e semearmos tempos de igualdades.
bjs

Beth/Lilás disse...

Muito boa sua participação, Silvana, e a lembrança deste que é um dos grandes males sobre as mulheres dos tempos atuais, a violência da imposição de beleza a que muitas se submetem para conseguirem cargos ou agradar parceiro.
Um dia especial para você, hoje, neste domingo alegre!
beijo carioca


chica disse...

Acredito que com tais informações, passaste em revista todos os tipos de violência contra as mulheres! Linda participação! beijos, feliz nosso dia! chica

Ailime disse...

Bom dia Silvana, os números não param de aumentar e por isso não podemos calar a nossa indignação. Não à violência contra as Mulheres. Basta!
Muito rica a sua participação.
Beijinhos e um feliz dia!
Ailime

Desejo

Aleska Lemos disse...

Com tanto conteúdo sobre o assunto Silvana, ainda nãos ei porque você não participou da minha coletânea. Aliás, acabei de publicá-la no wattpad, espero que você possa ler um dia desses. Beijos e feliz dia da mulher!

Renato Ohl disse...

Excelente seu post. Eu acho que também existe uma violencia, que nao consta em lei, que "obriga" a mulher a cumprir um papel quem nem sempre - ou nunca - se harmoniza com as atribuições (ou atribulações) de nossa vida moderna. Parabéns a voce por este dia. beijos..

Amizade / Amistad disse...

Olá Amiga/Mulher,

Belíssima e muito informativa esta participação no âmbito da comemoração de mais um Dia Internacional da Mulher. Porque não serem todos os dias do ano e só existir um em 365?

Passa pelo Farol porque temos lá um selinho que gostaríamos que trouxesses para aqui.

Beijinhos

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Sil
Rico e educado... é assim que se precisa... antes, era só na classe menos favorecida, hoje em dia são os mais abastados violentos igualmente...
Propícia reflexão!!!
Bjm quaresmal

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Sil
Rico e educado... é assim que se precisa... antes, era só na classe menos favorecida, hoje em dia são os mais abastados violentos igualmente...
Propícia reflexão!!!
Bjm quaresmal

Mi F. Colmán disse...

Oi Silvana.
Muito interessante a iniciativa da sua colega, afinal, as pessoas acabam perdendo totalmente o foco do que se 'comemora" (comemorar é até grotesco verbo para descrever) esta data. Nem tudo se resolve com um buquezinho de flores não é mesmo? Aliás, muitos abusadores domésticos fazem exatamente isso para se "redimirem" e em seguida, repetir o ciclo vicioso.
Muito importante o ponto do que a mídia nos exige, eu já sofri de um sério transtorno alimentar que me deixou problemas de saúde bem sérios devido à desnutrição e olha que nasci magérrima. E continuo assim.
O problema de todas as mulheres é a autoestima, é o achar que não se pode ser digna sendo única ou sendo uma, sem um parceiro.
Tudo isso se deve à cultura patriarcal que vivemos. Onde todos nos fazem acreditar que somos feitas para agradar aos homens, ao invés de agradarmos a nós mesmas e caímos feito patas, nos tornando também, inimigas. Enquanto eles continuam parceiros, afinal, eles sabem muito bem que um reino dividido não sobrevive.
Beijos e ótimo domingo.

Nota: Estou te seguindo com o perfil pessoal porque a Coluna foi encerrada e esse novo blog está com nova conta, portanto, o perfil que estava seguindo aqui não serve mais para nada além de fazer números, pois não estarei acompanhando os blogs por ele. Grata.

Rivotril com Coca-Cola

Unknown disse...

Oi Sil.
Eu mais do que ninguém compreendo esses padrões de beleza impostos pela sociedade. Se não for bonito é logo taxado com qualquer apelido. Essa violência muitas vezes machuca mais do que a física. Ainda temos que aprender a nos aceitar como somos e sermos felizes assim. Eu sou, mesmo sendo cadeirante e com muitas limitações, tenho alguns dias ruins. Quem não tem. Mas o importante é ser feliz. Bjos e feliz dia internacional das mulheres.

Cláudia Forte disse...

♥‿♥spampampampam♥‿♥ (Passadinha relâmpago)

Iuup! (ლ╹◡╹) Parabéns!!!! A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada. Feliz dia internacional da mulher!!! beijo enorme, amiga!!! (╹◡╹ლ)

Blog: claudiaforte.zip.net

Marina Carla disse...

Ótima postagem informativa, trazendo dados que por si só justificam a existência de um dia dedicado às mulheres. Enquanto esta realidade não mudar, precisamos desta data, precisamos de voz, precisamos de quem nos ouça.
Abraços
Marina

Toninho disse...

Uma rica participação Silvana com ilustração perfeita da real situação que as mulheres vivem e se calam e se matam.
Uma triste realidade esta coisa no dia a dia.
Mas meu parabens
Abraços Silaaaaaaaaaaa

Unknown disse...

Olá Silvana.
A importância dessas datas está em servirem de pretexto para se alertar consciências.
Para além de bonita, muito importante essa iniciativa vossa, que assim ainda se chega mais longe no debate desse tema tão importante para todas as mulheres.

bj amg

Calu Barros disse...

Meus aplausos Silvana pela excelente e informativa participação.Toda indignidade de que temos notícia traz à luz permanente a questão da educação como patamar primordial para a formação duma cidadania real.

Abraços fraternos,
Calu

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%