Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

sexta-feira, 20 de março de 2015

KUR YT YBA

CHICA propôs uma "viagem" e eu embarquei na ideia.
Para participar, VOCÊ publica uma postagem no seu blog, contando algo sobre sua cidade.
Depois é só levar o link e adicionar lá no blog da Chica no dia 21 de março.
Por coincidência a minha cidade - CURITIBA - comemora 322 anos no próximo dia 29 de março.
Então deixo algumas imagens e um convite pra VOCÊ vir visitar Curitiba e eu também, rsrsrsrsrs.
Curitiba é uma palavra de origem Guarani (kur yt yba) que significa "grande quantidade de pinheiros", no caso, a Araucaria angustifolia ou pinheiro-do-Paraná, árvore ainda muito presente na paisagem do estado.
Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, ao coroar os "apelos de paz, quietação e bem comum do povo", promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba.
A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho. Ele foi, provavelmente, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade, iniciando uma tradição pela qual Curitiba hoje é reconhecida internacionalmente.
Já naquela época, o ouvidor determinou aos habitantes que tivessem determinados cuidados com a natureza. O corte de árvores, por exemplo, só poderia ser feito em áreas delimitadas. E os moradores ficavam obrigados a limpar o Ribeiro (hoje Rio Belém), a fim de evitar o banhado em frente à igreja matriz. O ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas. As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas, para que a vila crescesse com uniformidade.
De povoado a metrópole, o traço fundamental que definiu o perfil de Curitiba foi a chegada de imigrantes das mais variadas procedências. Europeus, asiáticos e africanos contribuíram para a formação da estrutura populacional, econômica, social e cultural da cidade. Da mesma forma, paulistas, gaúchos, mineiros, nordestinos, enfim, brasileiros de todas as localidades também aqui se encontram, construindo a imagem de Curitiba.
Até o século 18, os habitantes da cidade eram índios, mamelucos, portugueses e espanhóis. Com a emancipação política do Paraná (1854) e o incentivo governamental à colonização na segunda metade do século 19, Curitiba foi transformada pela intensa imigração de europeus.
Bosque Alemão, no bairro de Vista Alegre, tem mata nativa. Foto/DivulgaçãoBosque do Alemão - contêm a a Trilha de João e Maria, que corta o bosque e conta, em meio à mata preservada, o conto de tradição oral imortalizado pelos Irmãos Grimm, em doze painéis azulejados.
PARQUE BARIGUI - O nome Barigui tem origem indígena e significa "rio do fruto espinhoso", em alusão às pinhas das araucárias nativas, ainda remanescentes. O lugar, uma antiga "sesmaria" pertencente a Martins Mateus Leme, foi transformado em parque em 1972 pelo então prefeito Jaime Lerner. Por sua localização, próximo ao centro da cidade, e sua infraestrutura, o Barigui é o parque mais freqüentado de Curitiba.
Curitiba-PR-Parque-Barigui
Parque Tanguá - inaugurado em 1996 entre os municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré em uma antiga pedreira às margens do Rio Barigui. Além do túnel e do lago com cascata, abriga desde 1998 o Jardim Poty Lazzarotto; seu nome homenageia o artista plástico curitibano (1924-1998) cuja obra está espalhada pelas áreas públicas da Cidade. “Tanguá” significa “baía das conchas”. Fonte: IPPUC e Prefeitura de Curitiba.
Fonte: IBGE.

18 comentários:

chica disse...

Silvana, foste a 1ª a embarcar e amanhã, quando entrar a publicação, teu link estará lá!

Gostei das belezas de Curitiba, bela cidade, que mostraste.

Obrigadão por viajar junto!!

Valeu!

beijos, tudo de bom,chica

sonia tolfo disse...

Estive em Curitiba ano passado, é realmente uma linda cidade, organizada, limpa, arborizada, adorei os parques.
Abraço!
Sonia

Bell disse...

Linda cidade, ainda não conheço.

bjokas =)

Ailime disse...

Boa tarde Silvana, adorei a viagem à sua cidade natal!
Repleta de belezas que, quem sabe, um dia não conhecerei?
Um abraço.
Ailime

Ana Paula disse...

Eu morei aí pertinho Silvana, em Campo Largo e sempre que podia, corria até Curitiba para passear. Adoro a cidade, o clima, e cultivo com carinho uma amizade de mais de vinte anos que aí reside!
adorei viajar com você. Beijo!

Lucia disse...

Eu acho Curitiba uma cidade linda!!!! Fui apenas uma vez e me encantei.
Acho uma cidade mais tranquila e organizada.
Adorei a viagem!!!
Bjs e uma linda noite!

Allecoruja disse...

Oi Sil??
Estou aos poucos tentando retornar com a graça de Deus a vida normal, logo corri aqui para te visitar e que beleza é a sua cidade...muito linda!!!!!!!!!
Beijossssssssss

Camila Oliveira disse...

Olá, pessoal! Convido vocês a darem uma passada no blog ou grupo Cosmeticoisas que está com promoções sensacionais para os próximos dias! Não percam tempo!!! http://cosmeticoisas.blogspot.com.br https://www.facebook.com/groups/421642481318883/ Aproveitem também para descobrir as curiosidades do blog Ela Veste Preto. http://elavestepreto.blogspot.com Se puderem seguir, eu retribuo seguindo e divulgando. Se interessar podemos fazer parcerias, etc. Obrigada! Abraços!

Clau disse...

Que legal Sil!
Amei essa postagem porque Curitiba
é uma linda cidade com lugares incríveis para se visitar!
Talvez eu embarque também nessa 'viagem' da Chica.
bjs!

Nadja disse...

Oi!

Estive a pouco na sua cidade e amei de montão!
Fiz vários posts a respeito.
Realmente Curitiba é uma cidade linda e cheia de graça!
Pretendo voltar mais vezes, com certeza!
Lindas imagens! Saudade!

Bjksss

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Sil
Tem um bom tempo que não vou por ai... já não dá pra esperar mais... tem vc e a JAN pra conhecer... A Mari também,né? Vou listar as amigas... rs...
Só por isso, já valeria a pena, além da cidade ser lindíssima!!! Serviço de primeiro mundo... assim que pisei aí, senti...
Bjm quaresmal

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Sil
Tem um bom tempo que não vou por ai... já não dá pra esperar mais... tem vc e a JAN pra conhecer... A Mari também,né? Vou listar as amigas... rs...
Só por isso, já valeria a pena, além da cidade ser lindíssima!!! Serviço de primeiro mundo... assim que pisei aí, senti...
Bjm quaresmal

Gracita disse...

Oi Silvana
Eu já estive em Curitiba e me encantei com a sua linda cidade e hoje estou felicíssima de poder rever estes belos lugares na sua agradável companhia
Beijos

Anônimo disse...

Eu tenho muita vontade de conhecer curitiba, todos falam que é muito lindo la, conheci seu blog através da agenda do blogs, e claro não pude deixar de seguir, amei o seu blog..Te convido a conhecer o meu espaço também e seguir para receber as postagens em primeira mão, um grande beijo e fique com Deus.
blogcrazyforcolours.blogspot.com.br

Regiane Siricutico disse...

Oi Amiguxa... Cidade linda, meu irmão conheceu e quase não voltou pra casa kkkk. Ainda irei conhecê-la. Obrigada pela visita lá em casa... volte sempre... e pelos seus doces comentários. Uma semana mágica em todos os sentidos. Com carinho... Rê.

Maria Luiza disse...

Olá, Silvana, estive em Curitiba há anos atrás e estava de passagem. Tenho primos aí e pelo que eu já tenho visto através da mídia, ela é linda e exemplo. Gostei imenso de saber que a preocupação com o meio ambiente é muito antiga. Foi adorável nosso passeio com vc explicando tudo direitinho! Beijos e super abraço! Venha conhecer a minha, apesar dela não ser bonita!

lua alessi disse...

Eu estive em Curitiba uma vez, visitando meu irmão. ele me levou pra alguns desses lugares, mas ele andava numa fase de "vamos andar a pé"que a maior lembrança que eu tenho da viagem é "falta muito pra chegar?" E isso servia pra chegar nos lugares e pra chegar, de volta, a casa rsrs. Mas é uma cidade linda, mesmo.... notei depois dos vídeos e fotos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Amara Mourige disse...

Silvana,
Curitiba é simplesmente uma cidade maravilhosa! Bela, bem cuidada!
Muito boa postagem!
Beijos
Amara


Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%