quarta-feira, 6 de julho de 2016

RADIOGRAFIA - #UTILIDADEPUBLICA

O conhecido exame de RAIO-X, depois de avaliado pelo médico, acaba se tornando um item desnecessário e vai parar no lixo comum.
O que a maioria das pessoas desconhece é que esse material deve ser descartado em local adequado, como em postos de saúdes e/ou hospitais.
Isso porque o raio-x possui materiais tóxicos, como amônia, cromo, metanol, dentre outros, e assim podem acabar contaminando o solo e a água.
Você sabia que até o transporte deste material é criterioso?
Pois é, na verdade, é preciso a emissão de um recibo pelo material poluente e o material precisa ser acondicionado em um veículo corretamente.
Depois disso, o reaproveitamento é feito da seguinte maneira: o raio-x é deixado de molho em líquido com soda cáustica para soltar as partes escuras, que são formadas por prata, que depois é separada para ser enviada para fundição.
O plástico separado do metal pode ser usado para artesanato, sem riscos para a saúde e o meio ambiente. O metal extraído pode originar talheres, bijuterias e outros objetos.
Não só as radiografias, mas outros materiais, como pilhas, baterias e carregadores, que também possuem metais pesados em sua composição e são prejudiciais à saúde, também devem ser descartados em pontos de coleta. Postos de venda de celulares, supermercados e assistências técnicas funcionam como pontos de coleta. Muitas instituições arrecadam dinheiro com os produtos produzidos por meio das radiografias usadas. É uma forma de contribuir com essas entidades. O material que é altamente prejudicial ao planeta pode trazer inúmeros benefícios para diversas famílias.
Para saber onde descartar radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas, procure o hospital ou posto de saúde mais próximo de sua casa.

Aproveite a visita e participe da BC RAIO-X que encontra-se neste LINK, será uma satisfação contar com VOCÊ!
Bjokas.:
Sil

3 comentários:

  1. Bom dia, Sil!
    Acabei de comentar na Alê que vc é uma das minhas blogueiras favoritas. Acho que seu blog nunca perdeu o conteúdo e sempre traz postagens interessantes.
    Quanto ao descarte, eu sabia. Porém não sabia que tinha tanta coisa assim em sua composição e que, inclusive, todos esses materiais encontram destino.
    As baterias, pilhas e coisas do gênero descartamos na drogaria São Paulo, que, por aqui, colocam caixinhas para coleta.
    Ultimamente, muitos hospitais não dão mais a radiografia. A utilizam somente no computador, o que acho uma maravilha - é poluente a menos na natureza.

    Abraços esmagadores, lambeijos pros peludos e feliz dia.

    ResponderExcluir
  2. Artigo utilíssimo,Silvana.
    Compartilhando!

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvana, ótima dica!
    Atualmente todos os hospitais e laboratórios que realizam esses exames também recolhem os RX para descarte adequado.
    Bjs

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e comentário!!!