terça-feira, 16 de maio de 2017

BC RAIO-X Nº 27 (2017)

Fala galera:
Hoje é dia da BC RAIO-X, momento para expressar seus pensamentos, mostrar suas características, expor seu modo de encarar a vida, enfim partilhar um pouco sobre VOCÊ.
E as perguntas são as seguintes:
1)   O que é pior: falhar ou nunca tentar?
2)   VOCÊ está fazendo aquilo em que acredita, ou VOCÊ se conforma com o que está fazendo?
3)   Se aprendemos com os nossos erros, por que estamos sempre com medo de cometer um erro?
E agora vamos ver minhas respostas:
1) Creio que nunca tentar é pior do que falhar. Penso que temos 50% de chance de erro e 50% de acerto. Por exemplo: se queremos pedir um aumento, o chefe tem basicamente 2 alternativas, dizer sim ou não. Por isso, prefiro arriscar e tentar, do que ficar remoendo e tentando imaginar se teria dado certo ou não...indiscutivelmente, para mim, é sempre melhor tentar...afinal sem ao menos a gente tentar, como saber o resultado e as consequências??? Aliás, mesmo sem tentar, algum resultado sempre vai aparecer, porque essa atitude é uma escolha e como tal, acarreta uma consequência.

2) A resposta a essa pergunta é complementar a anterior. O ser humano persegue a perfeição. Falhas, erros, perdas...são tidos como pontos negativos no perfil das pessoas. Entretanto, esses aspectos fazem parte do aprendizado e se bem avaliados e ponderados, podem ser benéficos.
Trouxe um recorte de um artigo do filósofo e cientista cognitivo Daniel Dennett, que vem a calhar com o que eu penso a respeito desse tema:

“(...) abandone seu faro para garimpar erros e estimule seus instintos para aprender com eles. Desvista-se da autocrítica e se aceite mais do jeito que você é e do jeito que você faz as coisas, assim você também aceitará a realidade de terceiros. Como diz o ditado popular, errar é humano. E eu complementaria o ditado dizendo: respeitar e aprender com o erro é uma evolução”.

3) Confesso que conformismo, nunca foi meu forte (nem meu ponto fraco). Muito pelo contrário, já cansei de dar murro em ponta de faca, me machucar, me magoar, me decepcionar...e ao longo do tempo aprendi que tudo isso também não funciona.
Então eu tento ajustar minhas crenças e valores, a determinada situação, criando condições que facilitem e unam minhas atitudes com minhas crenças.
Penso que é essencial cada um de nós saber usar o potencial individual ao seu favor, pois isso gera realização pessoal e mantêm o conformismo a uma distância que não atrapalha a vida de ninguém...


2 comentários:

  1. Agora te li e vi que combinamos bem nas respostas,Silvana! Acredito que a maioria assim pense! Gostei de participar! beijos, lindo dia e semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia minha querida amiga e parceira.
    Uma ótima sequencia de questionamentos que se entrelaçam, para um fim, que é a determinação, que nos faz nós seres prontos e decididos para as possibilidades que se apresentam nesta longa jornada pela vida desde que vimos a luz.
    Gostei de como expressou seus sentimentos e pensamentos de uma Silvana forte e decidida.
    Boa semana com paz e alegria e muito amor.

    Bjs de paz.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e comentário!!!