Oi meus estimados amigos:
Hoje vamos "falar" de valores, sejam eles relacionados ao dinheiro ou a virtude humana.
Segundo o dicionário VALOR significa conjunto de princípios ou normas que, por corporificar um ideal de perfeição ou plenitude moral, deve ser buscado pelos seres humanos.
Antes de passar as perguntas, trouxe uns recortes de um artigo da revista SUPERINTERESSANTE, que creio ser bem apropriado ao contexto de hoje.
A AVAREZA humana, é relativamente nova: surgiu há cerca de 10 mil anos, com a transição do homem caçador e coletor para o estágio civilizatório. Quando nos civilizamos, criamos instituições poderosas, como exército, dinastias, corporações e claro, o dinheiro. A Ciência segue em busca dos motivos para esse comportamento antinatural. O que se pretende saber é se existem áreas do cérebro capazes de desencadear a cobiça, e consequentemente o desejo de ter mais e mais.
Segundo o padre Leandro Miguel Chiarello: Os cristãos definem o pecado da avareza como um apego exagerado aos bens materiais, de modo especial pelo dinheiro, ouro, em resumo, pelos objetos de alto valor monetário. “Este pecado torna a pessoa mesquinha e egoísta e a deixa cega para a realidade do próximo, matando no avarento o princípio fundamental do cristianismo: a caridade”.
Um estudo desenvolvido em 2009 no Departamento de Economia da Universidade Graduada de Claremont (EUA) indica que o clichê da mulher esbanjadora e do homem poupador tem mesmo raízes científicas. Eles são mesmo mais pães-duros, e a culpada é a testosterona, hormônio masculino, que interfere no nível do controle na hora de lidar com recursos financeiros. Já a ocitocina, hormônio mais presente nas mulheres, estimula a generosidade – não é à toa que é chamada de hormônio do amor, responsável pelo cuidado com a prole e com a amamentação dos filhotes.
1) Qual a importância do dinheiro em sua vida?
Sinceramente, não é minha prioridade, mas também sei que sem ele é impossível viver. Afinal todos nós precisamos de dinheiro para comer, morar, cuidar da saúde, investir em educação, além de pagar as despesas mensais. Entretanto concordo com a médica Cristina Horiuchi, que disse: "Mais importante do que ter dinheiro, é saber administrá-lo".
2) VOCÊ se considera pão-duro ou mão-aberta?
Totalmente mão-aberta...mas sei que qualquer extremo pode ser prejudicial, pois quando o comportamento de economizar é levado ao extremo, ele pode se tornar negativo e até patológico. Aqui, serve aquela máxima: Guardar para o futuro é fundamental, mas sem ser miserável no presente. (Renato de Vuono).
3) Trabalhar pra VOCÊ, significa prazer ou sacrifício?
Gosto de relacionar o terno ÚTIL com emprego, cujo resultado é prazer.
É que pra mim, a conotação da palavra trabalho é algo ligado a um fardo pesado demais pra carregar.
Por isso, prefiro pensar em emprego, cujo objetivo além de garantir o sustento e a sobrevivência, seja algo que gere alegria, contentamento e satisfação!
Gostei da introdução com o texto e depois das tuas respostas que nos mostram mais um pouco de ti... beijos,linda semana! chica
ResponderExcluirBoa tarde parceira querida.
ResponderExcluirUm belo tema que cabe bem uma roda de mesa de reflexões.
Muito bem ilustrado com estes pensamentos e estudos da mente humana.
Para mim a perdulária, avareza, usura são três defeito da coisa humana e que não controlado e ou cuidado causa estragos tanto na pessoa como aos outros. O que vemos na politica brasileira faz parte de um destes defeito, dado aos números exorbitantes de acúmulos ilícito de dinheiro e que perguntamos para que tanto?
Ótimas suas respostas e nota-se nos amigos que responderam uma preocupação com a saúde e educação, característica de um Estado que abandonou estes quesitos da população.
Lamentável amiga que estas coisas fazem com que a busca pelo dinheiro possa estragar pessoas.
Gostei de suas propostas.
Vale!!!
Bjs de paz.
Olá, estimada amiga que em breve vou conhecer (outubro)!
ResponderExcluirNão vejo a hora de pisar em Curitiba de novo e poder conhecer você, JAN e Bia... não sei se tem mais aí... vou ver...
Devo levar um neto ao Beto Carrero a pedido do filho (combinamos hoje), ele faz aniversário...
Bem, achei linda sua proposta e fico encantada em refletir com você e amigos sobre temas relevantes. Aprendemos uns com os outros, isso é muito bom!
O tema de hoje me fascinou pois vejo que tenho defesa em meu jeito de ser até no mundo virtual... ou seja, estou certa em não ser avarenta!
Seja muito feliz e abençoada!
Sempre em oração pelas intenções que você me pede, minha amiga querida...
Bjm de paz e bem
oLÁ, sou a xunandinha dentro do que posso gostaria de entrar na blogagem coletiva Rx não sei o dia da postagem e o assunto.vou tentar saber e participar, beijos
ResponderExcluir