Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

"FAMÍLIA é um prato difícil de se preparar..."

Festa-SimMinha amiga NORMA, fez o gentil convite pra celebrar os 5 anos do seu blog, no dia 19 de agosto.
O tema proposto é sobre família, e eu trouxe um texto que aprecio bastante, para compartilhar com VOCÊ e participar da festa.
Se quiser se juntar, basta apresentar uma poesia ou conto cujo tema seja FAMÍLIA (não é necessário que seja de sua própria autoria). Pode ser no seu blog ou facebook e não esqueça de adicionar o selinho de participação.
"Família é prato difícil de preparar"
(Trecho do livro: O Arroz de Palma, de Francisco Azevedo)
Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo. Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir.
Preferimos o desconforto do estômago vazio. Vêm a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio. Mas a vida, (azeitona verde no palito) sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite. O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a família está servida. Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. Sicrano, quem diria? Solou, endureceu, murchou antes do tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele o que surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais apaixonada. A outra, a mais consistente.
E você?  É, você mesmo, que me lê os pensamentos e veio aqui me fazer companhia. Como saiu no álbum de retratos? O mais prático e objetivo? A mais sentimental? A mais prestativa? O que nunca quis nada com o trabalho? Seja quem for, não fique aí reclamando do gênero e do grau comparativo. Reúna essas tantas afinidades e antipatias que fazem parte da sua vida. Não há pressa. Eu espero. Já estão aí? Todas? Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, logo, você também estará cheirando a alho e cebola.
Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.
Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do parentesco. Mas, se misturadas com delicadeza, estas especiarias, que quase sempre vêm da África e do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar tornam a família muito mais colorida, interessante e saborosa.
Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido.
Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser profissional. Principalmente na hora que se decide meter a colher. Saber meter a colher é verdadeira arte. Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada. 
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. Não existe Família a Oswaldo Aranha; Família à Rossini, Família à Belle Meuni; Família ao Molho Pardo, em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria. Família é afinidade, é a  Moda da Casa. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.
Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada, seriam assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha. 
Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.
Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel.
Muita coisa se perde na lembrança. Principalmente na cabeça de um velho já meio caduco como eu. O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. Aproveite ao máximo. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.

FAMÍLIA: nosso rumo, nosso prumo, enfim nosso porto mais que seguro.
Mesmo cheia de imperfeições, é fonte inesgotável de amor e inspiração, recheada com uma miscelânea de   emoção.
Enfim, família dá sabor a nossa vida. Por isso, deliciem-se, cada qual com sua família....
Por último, resolvi adicionar uma nova categoria ao blog, cujo título é Psicologia, e para inaugurar em grande estilo esse será o 1º post. Espero que VOCÊ aprecie....

30 comentários:

Irene Sarranheira disse...

Eu sem minha adorada familia nada seria, aqui é meu centro meu tudo.

Bjinhos ♥
http://sarranheira.blogspot.pt/

chica disse...

Que beleza de texto, bem apropriado para mostrar famílias e elas, com tudo que passamos, são nossa base, nosso porto seguro! bjs, chica

pensandoemfamilia disse...

Que lindo texto. Adorei grata pela intensa participação. Meu carinho para VOCÊ. bjs

Verena disse...

Ótimo texto você escolheu, Sil
Ou doce ou apimentada a família é a base de tudo
Amo a minha!
Beijinhos para tí de
Verena e Bichinhos

Luma Rosa disse...

Oi, Silvana!
Um texto que abre os olhos daqueles que ainda pensam que família é apenas um momento no porta-retrato. Família é um prato difícil, tem que servir quente... uau! Quentíssimo!! Família fria é horrível! :D Gostei disso!! Família é prato que emociona!
:)
Parabéns pela participação!
Beijus,

Beth/Lilás disse...

Bom dia, Silvana!
Adorável esta lembrança de um trecho deste maravilhoso livro "O Arroz de Palma", um dos melhores que já li na vida e que trata do conceito família, da forma mais clara e original que já vi.
Uma boa lembrança para comemorar o niver do blog da amiga Norma e falar sobre uma tema que nunca sai da moda, Família.
um grande abraço carioca

Bell disse...

oi Sil

Eu amo a minha família, e é muito bom estar junto dela sempre. Mesmo que as vezes surgem desavenças e confusões rs....

bjokas =)

sonia tolfo disse...

Um lindo texto, cheio de reflexões importantes!
Adorei saber do novo espaço!
Grande abraço!
Sonia

Debby disse...

Oi Silvana

Adorei a blogagem, o texto. Tudo mas o tempo hoje me tomou em cheio aqui no trabalho e não gostaria de escrever algo vago ou pela metade, principalmente sobre família.

Adoro blogagens ..
Bjs
Debby :)

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Silvana
Seu post foi muito feliz... dá margem a gente abrir o coração...
Aprendi há um tempo a separar família dos familiares...
Fui muito mais feliz...
Em meu post, disse claramente, quem é a minha família...
Prato principal...
A sobremesa são os familiares... algumas deles enfastiam... outros estão no ponto certo...
Como não gosto de doces muito doces... têm alguns familiares que me dão enjoo demais... rs...
O prato principal é o que me sustenta há 40 anos... com ele, sou forte e dissipo dissabores internos e externos... eles são as iguarias indispensáveis na minha mesa do coração...
Adorei a sua participação e me deu um bom apetite, inclusive e já fui ao 'prato principal'... agora, vou à 'sobremesa' (meu cálcio em forma de bala de chocolate)... pois sobremesas mais sofisticadas, só em alguns momentos... que me são dispensáveis, agora na minha melhor idade (toda cautela é pouca)...
Que vc seja muito abençoada em sua família!!!
Bjm fraterno de paz e bem
P.S. Texto muito bem escolhido e vc estreou muito bem o seu novo quadro no seu blog...

Calu Barros disse...

Muito bem destacado este trecho do intenso Arroz de Palma... lembranças, reflexões, constatações, histórias entrelaçadas somadas com lirismo e afeto.Um livro imperdível, Sil.
Família é a tradução de todos nós.
Bela estréia para o novo quadro \0/

Bjos mil,
Calu

Clau disse...

Oi Sil,
este é um dos textos mais belos e completos que já li.
Sua escolha foi perfeita, afinal 'família, é um prato difícil de preparar'.

P.S.: Sil, vim agradecer seu apoio e atenção.
Nas horas difíceis a gente sabe realmente quem se importa com a gente.
Obrigada.
Bjs.

VELOSO disse...

Linda sua participação!
Família é prato que emociona! Estou emocionado em estar participando desta Blogagem Coletiva com minha Grande Família da Blogosfera um abraço e mais uma vez Parabéns pelo lindo e inspirado post!

Toninho disse...

Gosto de ver este trabalho de garimpagem, e você com um texto de uma analogia fantástica para brilhar nesta festa da querida Norma que bem merece este empenho e carinho na postagem.
Vamos sim preparar este prato todos os dias com nossas facas amoladas, com os temperos dosados e saborear a maior alegria de ter uma família.
Meu carinhos abraço amiga.

JAN disse...

Verdade Sil!
"Não é pra qualquer um"... às vezes, demoramos a descobrir qual é a "moda" que mais agrada à "casa" sem esquecer que tbém somos parte da "casa".

Abração
Jan

Silvana Haddad disse...

Verdade Irene:
A família é nosso acalento, remanso e porto seguro.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Chica:
Com certeza a família é nossa estrutura de vida, sem ela sucumbimos e perdemos o prumo.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Muito obrigada Norma:
Pela oportunidade de participar da sua interação.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Prefiro as famílias adocicadas, rssrsrsrsrsr, Verena.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Sem dúvida, Luma:
A família é uma constelação dinâmica, cheia de emoções (boas e ruins) e como tal deve ser tratada.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Impossível se desvencilhar dos laços familiares, Beth:
Afinal sem eles a gente perde o rumo, e fica á deriva...
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Normal, Bell:
Toda família enfrenta perrengues.
Mas, quando UNIÃO se faz presente, tudo se supera.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Valeu pelo incentivo, Sonia>
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Debby:
Também adoro blogagens, e sempre que posso, tô participando.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Puxa Rosélia:
Seu comentário também foi ao ponto e complementou minha participação.
Parentes ás vezes só atrapalham o bom andamento familiar.
É nessas horas que a UNIÃO e o AMOR precisam de forças redobradas, pra não deixar esses dissabores atrapalharem e desandarem o prato principal, né.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Com certeza, Calu:
Trazemos traços de nossos familiares e repassamos as novas gerações.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Ô Clau:
Saiba que apesar da distância, estou torcendo pela sua superação.
E quando precisar, estarei sempre á sua disposição.
Bjs.:
Sil

Silvana Haddad disse...

Muito obrigada Veloso:
É sempre bom receber um comentário tão gentil como o seu.
Abraços:
Sil

Silvana Haddad disse...

Disse tudo, Toninho:
Diariamente devemos estar dispostos a arregaçar as mangas e, vestir o avental e colocar a mão na massa, rsrsrsrs, chamada família.
Abraços:
Sil

Silvana Haddad disse...

Jan:
É na prática que a gente apanha e aprende a não temperar esse prato chamado família, né.
Difícil, porém impossível resistir a tentação de saborear as delícias que cada família a sua "moda" é capaz de proporcionar.
Bjs.:
Sil

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%