Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Constância e Frequência - #AARTEDEBLOGAR

Olá amigos (as):

É provável que você já tenha enfrentado dificuldade para blogar, né.
Os motivos podem ser diversos: falta inspiração, bate aquele tédio, ou então o problema é o tempo.
Pensando nisso, decidi elaborar esse post com algumas dicas que podem ajudar você administrar seu tempo na blogosfera.
A primeira ideia é: nos dias impares (1, 3, 5, 7, 9,...) fazer postagens e nos dias pares (2, 4, 6, 8,...) visitar e comentar nos blogs dos amigos.
Uma segunda opção é postar segundas, quartas e sextas e visitar e comentar nas terças e quintas (ou o inverso disso). Sábado e domingo é livre pra curtir o mundo real (rsrsrsrs).
A terceira sugestão é reduzir o número de posts. Isso com certeza vai diminuir seu trabalho na elaboração e criação de postagens além de auxiliar os amigos blogueiros que tem pouco tempo disponível para fazer visitas e comentar. E também vai te deixar mais tempo livre para outros afazeres.
Eu, por exemplo, levo alguns fatores em consideração ao blogar:


CONTEÚDO:
além de procurar o que postar, eu sempre tento achar uma imagem relacionada ao post. Isso me toma tempo, então eu sei que preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre postar e blogar (nesse item eu incluo minhas visitas e comentários);

Otimizando o tempo: quem possue 2 blogs, precisa dividir o tempo entre eles. Manter regularidade, sem esquecer da qualidade.

Resumindo: um bom blog deve possuir qualidade aliada à frequência nas postagens, sem jamais esquecer que do outro lado da telinha, existem pessoas que também tem blog e precisam contar com a compreensão e colaboração dos amigos blogueiros.

De qualquer forma, essas dicas podem servir para outros amigos que assim como eu, também precisam de um dia mais longo (rsrsrsrsrs).

14 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Silvana!

Quem bloga de forma profissional tem de postar todos os dias e às vezes mais de uma vez. Essa frequência dá a dinâmica do blogue, o que acontece com muitos blogues grandes que mantém uma equipe de publicação. O que não é o meu caso, pois blogo por prazer, então, posto quando dá, visito os amigos quando posso... Faz um bom tempo que adotei o Slow blog.
Penso que todos possuem suas vidas além blogues e para conciliar no dia a dia é preciso destinar horários que não afetem a vida profissional e familiar. Agora por exemplo, estou fazendo graça no horário do meu almoço! :D
Boas festas!! Que seu natal e ano novo sejam repletos de alegrias e pessoas queridas!
Beijus,

Bell disse...

Tem dias que são uma correria, e qdo a gente nem sabe o que postar? rs...


bjokas =)

Karina disse...

Oi Silvana!

O meu blog começou como um diário para eu guardar meus textos, memórias etc... Mas hoje ele tem mais uma função, fazer amizades! È tão gostoso receber visitas e fazer visitas! Adoro vir aqui!

Suas dicas são ótimas! Ainda não peguei um ritmo de postagens, as vezes tenho até idéias legais mas me falta tempo! Então vou postando conforme dá. Ultimamente meus dias precisam de mais umas horas e minha bateria um pouco de energia extra!!!

Beijos

Clau disse...

Oi Sil,
Você sempre tem dicas ótimas.
Gosto de blogar, não importa o dia da semana.
Se eu tiver disponibilidade aproveito mesmo.
Só não deixo de viver minha vida real, de segunda a segunda :)
Aproveito para deixar um abraço,
desejar boas festas e um ano novo
recheado de realizações e muita saúde!
\o/

SONINHA disse...

Olá!!!
Passando pra desejar um Feliz Natal e um Abençoado 2015.
Bjs

Unknown disse...

Oi Silvana! Bom dia!
Por enquanto não enfrentei as dificuldades citadas, talvez por ser novata aqui e não ter tantos seguidores, embora eu já considere a Coluna com muitos comentaristas e, como tenho o hábito de responder aos comentários no próprio blog para não ficar aquela "salada" de informações (tem gente que faz do próprio blog um chat que se estende entre vários posts e quem, como eu, tem o hábito de ler os comentários, fica totalmente perdida) meu tempo para visitas demora um pouco mais.
Mas não sou de cronometrar nada não e minha vida real é de segunda a segunda. Gosto de postar direto e tenho facilidade com isso, talvez por não dormir muito (hoje mesmo foi um dia que não dormi, estou acordada até agora) e elaborar os posts pela madrugada.
O que me facilita que quando a inspiração vem, deixo todos os posts planejados e não posto tudo ao mesmo tempo. Mas vejo que minhas postagens são constantes e não acho que isto impeça que comentem, pois os comentaristas sempre surgem e também ninguém tem a obrigação de ler e comentar todos os meus posts. Estou bem desencanada com isso.
O conteúdo acho o mais importante em um blog e por enquanto não pretendo ter mais de um, a Coluna já me basta.
Sobre as imagens, muitos grupos do Facebook falam que é muito mais legal ter fotos tirada por você mesma, mas sou péssima fotógrafa e tenho preguiça de ficar buscando inspiração para fotografar, já me basta a inspiração para escrever.
Tenho um aviso bem claro na página de Direitos Autorais que se alguém tiver créditos da foto que me avise, não costumo ficar muito preocupada com isso como tantos blogueiros que vejo que se preocupam em citar as fontes, muitas vezes fontes que nem são as originais. Prefiro que o portador da original me dê advertência se não gostar, como gosto de postar várias imagens e gifs em meus posts, procuro direto no Google e Tumblr.
Beijos e uma linda quinta-feira para ti. :)

Marina Carla disse...

Ultimamente, tenho ido pela terceira via... diminuindo o número de postagens. Falta de inspiração mesmo, rs. Vou ver se agora nas férias crio mais constância e programo postagens.
Gosto destas suas postagens sobre a "arte de blogar", são muito instrutivas e bem elaboradas.
Abraços
Mari

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Silvana estou chegando menina, fiquei afastada quase mês os netinhos me fazem cortar um doze, só de noitão agora tenho tempo, até uns três dias atrás não, porque o Lorenzo chorava muito, tadinho do meu menininho tão pequenino, mas agora melhorou e eu posso ao menos de noitão visitar os amigos,também já programei algumas postagens.

Como vê tua postagem veio bem a calhar, e eu tenho cinco blogs um não é meu mas eu administro em memória de meu Luiz, está difícil, mas tenho fé que ainda consigo fazer como antes, bjos e me desculpa gosto muito de tua casa e sinto não ter tido tempo de cultivar uma amizade de forma correta com você, mas ainda dou um jeito, bjos Luconi

Patricia P. Galis disse...

Boas dicas mas as vezes não consigo seguir um cronograma viu queria ter mais tempo rsrs ser mais presente, mas depois que meu marido aposentou fia kkk minha rotina mudou por completo.
Desejo a vc e td sua familia boas festas com muita paz e alegria e que no ano que vem possamos estar juntas novamente.

Dra. Cristiane Grande Jimenez Marino disse...

Silvana querida, muito obrigada pelo carinho, desejo a você e sua família um Natal de Luz e Paz e que 2015 traga leveza e alegria para todos nós.
Grande abraço

www.elianedelacerda.com disse...

Silvana,
muito legal seu post !
Obrigada pelas dicas, a verdade é que temos que nos unir!
Bjus e FELIZ NATAL,querida!
http://www.elianedelacerda.com

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Querida amiga, sei que a sua árvore já está montada, mas, para acrescentar algo mais na sua, trouxe uma parte da minha . Estou me antecipando nas visitas, festas, visitas e na chegada do ano novo, estarei mais ausente. Meu marido fará uma cirurgia, concluindo os exames e provavelmente nessas férias ele será cirurgiado. Cuidar da saúde dele é importante. Estou organizando as postagens para facilitar, quanto as visitas farei quando for possível.
Pedirei a Deus que tudo de certo e que o ano novo seja abençoado para todos nós.
Desejo-te neste natal e no ano vindouro:
Paz
União
Alegrias
Esperanças
Amor. Sucesso
Realizações Luz
Respeito Harmonia
Saúde Solidariedade
Felicidade Humildade
Confraternização Pureza
Amizade Sabedoria Perdão
Igualdade Liberdade. Boa - Sorte
Sinceridade Estima.Fraternidade
Equilíbrio Dignidade Benevolência
Fé Bondade. Paciência. Gratidão Força
Tenacidade Prosperidade Reconhecimento
Um Natal iluminado
pela luz do menino
Jesus
E que esta Luz se estenda iluminando a sua vida e da sua família
Em 2015, para que a felicidade reine em seu lar.obrigada por ter estado comigo neste mundo virtual, alegrando o meu viver e que possamos continuar a nossa missão no ANO NOVO!
FELIZ NATAL ! E UM ANO NOVO ABENÇOADO.
São os votos da amiga Lourdes Duarte.
http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
Prof Lourdes Duarte http://pensador.uol.com.br/colecao/lourdesduarte/
https://www.youtube.com/channel/UCaYuH232flzuEJPUlAD2HvQ

Beth/Lilás disse...

Silvana, parabéns, você tem dado boas dicas aos blogueiros, principalmente aos iniciantes que ficam com esta preocupação e às vezes acabam desistindo logo.
Já venho fazendo minhas postagens no estilo 'slow blog' e ficou mais leve pra mim e acho que também para os amigos que já têm uma lista longa de outros blogs amigos para visitar sempre.
Como você, não faço posts sem buscar uma imagem expressiva e bem bonita, adoro isto, talvez tanto quanto de escrever!
Desejo que tenha boas festas e que a luz do natal ilumine todo seu novo ano!
Obrigada sempre pela companhia no mundo virtual.
um mega abraço carioca


☆Lu Cavichioli disse...

Querida amiga Silvana, estou passando pra deixar meu desejo de boas festas com ano novo cheio de bons fluídos, com muita saúde, com sonhos conquistados, forças pra seguir em frente e paz, muita Paz - juntamente com tua família!!

É o que deseja Lu Cavichioli e Família :)

Que nossa amizade se fortaleça cada vez mais
Meu afeto
beijos

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%