Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Sentar-se á janela - #MomentodeReflexao


Era criança quando, pela primeira vez entrei em um avião. A ansiedade de voar era enorme.Eu queria me sentar ao lado da janela de qualquer jeito, acompanhar o vôo desde o primeiro momento e sentir o avião correndo na pista cada vez mais rápido até a decolagem.
Ao olhar pela janela via - sem palavras - o avião rompendo as nuvens, chegando ao céu azul. Tudo era novidade e fantasia.
Cresci, me formei, e comecei a trabalhar. No meu trabalho, desde o início, voar era uma necessidade constante.
As reuniões em outras cidades e a correria me obrigavam, às vezes, a estar em dois lugares num mesmo dia.
No início, pedia sempre poltronas ao lado da janela, e ainda com olhos de menino, fitava as nuvens, curtia a viagem e nem me incomodava de esperar um pouco mais para sair do avião, pegar a bagagem, cosia e tal.
O tempo foi passando, a correira aumentando e já não fazia questão de me sentar á janela, nem mesmo ver as nuvens, o sol, as cidades abaixo, o mar ou qualquer paisagem que fosse.
Perdi o encanto. Pensava somente em chegar e sair, me acomodar rápido e sair rápido.
As poltronas do corredor agora eram exigência. mais fáceis para sair, sem ter que esperar ninguém, sempre e sempre preocupado com a hora, com o compromisso, com tudo, menos com a viagem, com a paisagem, comigo mesmo.
Por um desse maravilhosos "acasos" do destino, estava louco para voltar de São Paulo, numa tarde chuvosa, precisando chegar a Curitiba o mais rápido possível.
O vôo estava lotado e o único lugar disponível era uma janela, na última poltrona.
Sem prensar, concordei de imediato, peguei meu bilhete e fui para o embarque.
Embarquei no avião, me acomodei na poltrona indicada: a janela. Janela que há muito tempo eu não via, ou melhor, pela qual já não me preocupava em olhar.
E, num rompante, assim que o avião decolou, lembrei-me da primeira vez que voara.
Senti novamente e estranhamente aquela ansiedade, aquele frio na barriga.
Olhava o avião rompendo as nuvens escuras, até que, tendo passado pela chuva, apareceu o céu.
Era de um azul tão lindo, como jamais tinha visto. E também o sol, que brilhava como se tivesse acabado de nascer.
Naquele instante, eu voltei a ser criança, percebi que estava deixando de viver um pouco a cada viagem em que desprezava aquela vista.
Pensei comigo mesmo: será que em relação ás outras coisas da minha vida eu também não havia deixado de me sentar á janela, como por exemplo, olhar pela janela das minhas amizades, do meu casamento, do meu trabalho e convívio pessoal?
Creio que aos poucos e mesmo sem perceber, deixamos de olhar pela janela da nossa vida.
A vida também é uma viagem e se não nos sentamos á janela, perdemos o que há de melhor: as paisagens, que são nossos amores, alegrias, tristezas, enfim tudo o que nos mantém vivos.
Se viajarmos somente na poltrona do corredor, com pressa de chegar - sabe-se lá onde - perdemos a oportunidade de apreciar as belezas que a viagem nos oferece.
Se você também está num ritmo acelerado, pedindo sempre poltronas do corredor, para embarcar e desembarcar rápido e "ganhar tempo", pare um pouco e reflita aonde você quer chegar.
A aeronave da nossa existência voa célere e a duração da viagem não é anunciada pelo comandante. Não sabemos quanto tempo ainda nos resta.
Por essa razão, vale á pena sentar próximo da janela para não perder nenhum detalhe.
Afinal, a "vida, a felicidade e a paz são caminhos e não destinos."
Alexandre Garcia




3 comentários:

Maria Luiza disse...

Interessante reflexão essa do Alexandre Garcia. Resumo com primor de suas vagens. Já não posso compartilhar do sentimento dessa sensação de voar! Abraço, querida!

Toninho disse...

Uma bonita e perfeita reflexão deste distanciamento do encantamento.
O afastamento daquela criança que devemos manter viva em nós.É ela,
que nos oferta o novo, que nos mostra o simples, o que vale na vida.
Bom sabado Silvana no bom fim de semana.
Grato pela linda partilha.
Abraços e beijo paz.

Clau disse...

Oi Sil,
Amei essa reflexão!
Sentar-se à janela deveria ser um hábito constante em nossa vida...
Muitas vezes, as correrias e compromissos dos dias, nos afastam
de prazeres simples, mas tão essenciais.
Quando percebemos, perdemos momentos únicos,
ao lado de amores, família, amizades...
Bjs!

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%