Meus Devaneios Escritos

Blog criado em 16/ago/2012. Aqui você encontra uma miscelânea de pensamentos e sentimentos. Uma espaço para eu expor "Meus Devaneios Escritos" e compartilhar minhas ideias, opiniões acerca da vida, paixões, ... Seja muito bem-vindo(a). Entre e fique á vontade.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

BC RAIO-X Nº 39 - VALORES!!!

Oi meus estimados amigos:
Hoje vamos "falar" de valores, sejam eles relacionados ao dinheiro ou a virtude humana.
Segundo o dicionário VALOR significa conjunto de princípios ou normas que, por corporificar um ideal de perfeição ou plenitude moral, deve ser buscado pelos seres humanos.
Antes de passar as perguntas, trouxe uns recortes de um artigo da revista SUPERINTERESSANTE, que creio ser bem apropriado ao contexto de hoje.

AVAREZA humana, é relativamente nova: surgiu há cerca de 10 mil anos, com a transição do homem caçador e coletor para o estágio civilizatório. Quando nos civilizamos, criamos instituições poderosas, como exército, dinastias, corporações e claro, o dinheiro. A Ciência segue em busca dos motivos para esse comportamento antinatural. O que se pretende saber é se existem áreas do cérebro capazes de desencadear a cobiça, e consequentemente o desejo de ter mais e mais.
Segundo o padre Leandro Miguel Chiarello: Os cristãos definem o pecado da avareza como um apego exagerado aos bens materiais, de modo especial pelo dinheiro, ouro, em resumo, pelos objetos de alto valor monetário. “Este pecado torna a pessoa mesquinha e egoísta e a deixa cega para a realidade do próximo, matando no avarento o princípio fundamental do cristianismo: a caridade”.
Um estudo desenvolvido em 2009 no Departamento de Economia da Universidade Graduada de Claremont (EUA) indica que o clichê da mulher esbanjadora e do homem poupador tem mesmo raízes científicas. Eles são mesmo mais pães-duros, e a culpada é a testosterona, hormônio masculino, que interfere no nível do controle na hora de lidar com recursos financeiros. Já a ocitocina, hormônio mais presente nas mulheres, estimula a generosidade – não é à toa que é chamada de hormônio do amor, responsável pelo cuidado com a prole e com a amamentação dos filhotes.
1) Qual a importância do dinheiro em sua vida?
Sinceramente, não é minha prioridade, mas também sei que sem ele é impossível viver. Afinal todos nós precisamos de dinheiro para comer, morar, cuidar da saúde, investir em educação, além de pagar as despesas mensais. Entretanto concordo com a médica Cristina Horiuchi, que disse: "Mais importante do que ter dinheiro, é saber administrá-lo". 
2) VOCÊ se considera pão-duro ou mão-aberta?
Totalmente mão-aberta...mas sei que qualquer extremo pode ser prejudicial, pois quando o comportamento de economizar é levado ao extremo, ele pode se tornar negativo e até patológico. Aqui, serve aquela máxima: Guardar para o futuro é fundamental, mas sem ser miserável no presente. (Renato de Vuono).
3) Trabalhar pra VOCÊ, significa prazer ou sacrifício?
Gosto de relacionar o terno ÚTIL com emprego, cujo resultado é prazer. 
É que pra mim, a conotação da palavra trabalho é algo ligado a um fardo pesado demais pra carregar.
Por isso, prefiro pensar em emprego, cujo objetivo além de garantir o sustento e a sobrevivência, seja algo que gere alegria, contentamento e satisfação!


4 comentários:

chica disse...

Gostei da introdução com o texto e depois das tuas respostas que nos mostram mais um pouco de ti... beijos,linda semana! chica

Toninho disse...

Boa tarde parceira querida.
Um belo tema que cabe bem uma roda de mesa de reflexões.
Muito bem ilustrado com estes pensamentos e estudos da mente humana.
Para mim a perdulária, avareza, usura são três defeito da coisa humana e que não controlado e ou cuidado causa estragos tanto na pessoa como aos outros. O que vemos na politica brasileira faz parte de um destes defeito, dado aos números exorbitantes de acúmulos ilícito de dinheiro e que perguntamos para que tanto?
Ótimas suas respostas e nota-se nos amigos que responderam uma preocupação com a saúde e educação, característica de um Estado que abandonou estes quesitos da população.
Lamentável amiga que estas coisas fazem com que a busca pelo dinheiro possa estragar pessoas.
Gostei de suas propostas.
Vale!!!
Bjs de paz.

Roselia Bezerra disse...

Olá, estimada amiga que em breve vou conhecer (outubro)!
Não vejo a hora de pisar em Curitiba de novo e poder conhecer você, JAN e Bia... não sei se tem mais aí... vou ver...
Devo levar um neto ao Beto Carrero a pedido do filho (combinamos hoje), ele faz aniversário...
Bem, achei linda sua proposta e fico encantada em refletir com você e amigos sobre temas relevantes. Aprendemos uns com os outros, isso é muito bom!
O tema de hoje me fascinou pois vejo que tenho defesa em meu jeito de ser até no mundo virtual... ou seja, estou certa em não ser avarenta!
Seja muito feliz e abençoada!
Sempre em oração pelas intenções que você me pede, minha amiga querida...
Bjm de paz e bem

xunandinha disse...

oLÁ, sou a xunandinha dentro do que posso gostaria de entrar na blogagem coletiva Rx não sei o dia da postagem e o assunto.vou tentar saber e participar, beijos

Eu faço parte

Banner atualizado - 2016!
Agenda dos Blogs - Blog de divulgação de blogs
Banner atualizado em 29 de janeiro de 2014!!!
Agenda dos blogs
http://agendadosblogs.blogspot.com.br/

Enquete Nº 01 - 01/set/2013

Enquete Nº 01 - O que você mais aprecia em um blog?

Conteúdo

29 votos – 90%

Blogagens Coletivas

03 votos – 9%

Dicas

03 votos – 9%

Organização

09 votos – 23%

Sorteios

ZERO

Visual

06 votos – 8%

Outras opções

01 voto – 3%

Enquete Nº 02 - 01/out/2013

Enquete Nº 02 - O que mais te irrita ao acessar um blog?

Conteúdo irrelevante

01 voto – 5%

Acesso difícil

15 votos – 75%

Desorganização

01 voto – 5%

Excesso de imagens / Poluição visual

05 votos – 25%

Repetição de fotos

01 voto – 5%

Outras opções irritantes

03 votos – 15%

Enquete Nº 03 - 01/dez/2013

Enquete Nº 03 - O que é mais importante ter num blog?

Conteúdo variado e interessante

15 votos – 88%

Culinária (Receitas)

02 votos – 11%

Boas imagens

05 votos – 29%

Dicas de decoração

01 voto – 5%

Dicas gerais

03 votos – 17%

Beleza & Moda

03 votos – 17%

Poesias & Poemas

03 votos – 17%